Terceira edição do Boletim Banzar analisa história do racismo no Brasil

Material traz discussões sobre a relação entre a Doença Falciforme e o racismo institucional


19 de agosto de 2019


terceira edição do Boletim Banzar traz para o debate datas importantes para o movimento negro, bem como aborda o histórico do racismo no Brasil, sempre considerando a realidade da população com Doença Falciforme. O informativo, que já está disponível online, é produzido pelo grupo técnico do projeto “Racismo Institucional: A Doença Falciforme e seus Contextos Sociais”, do Núcleo de Ações e Pesquisa em Apoio Diagnóstico (Nupad) da Faculdade de Medicina da UFMG.

Para falar sobre esses temas, foram convidadas a presidenta da Associação de Pessoas com Doença Falciforme e Talassemia de Minas Gerais (Dreminas), Maria Zenó Soares; a Consultora de Relações Étnicos-raciais e de Gênero, Yone Maria Gonzaga; e a integrante da Estratégia Saúde da Família, Alais Leticia Oliveira.

Banzar

Com edições quadrimestrais, o boletim tem o intuito de conscientizar, sensibilizar e combater o racismo institucional no contexto da doença falciforme, através de relatos de profissionais, a divulgação de ações do Projeto e com espaço aberto para fala de pessoas com a Doença Falciforme.

Para acessar a terceira edição do Boletim Banzar, clique aqui.