Teresa Ferrari lembra como a paixão pela ciência começou

História com a Faculdade começou em 1976 e é apresentada no Projeto Pesquisadores

14 de fevereiro de 2019

História com a Faculdade teve início em 1976 e é apresentada no Projeto Pesquisadores

Professora Teresa Ferrari. Foto: Carol Morena

Desde criança, a professora do Departamento de Clínica Médica da Faculdade de Medicina da UFMG, Teresa Ferrari, sonhava em ser cientista. Entre as brincadeiras, estavam experimentos feitos no quintal da casa dos pais, na cidade de Ponte Nova. Na época da escola, gostava de estudar o conteúdo antes das aulas, já que não aceitava receber o conhecimento pronto.

O sonho de ser cientista começou a se tornar realidade em 1976, quando foi aprovada no vestibular na UFMG. Depois da graduação, veio a residência em Clínica Médica no Hospital das Clínicas, mestrado e doutorado. A paixão pelo saber foi o grande motor da trajetória profissional, como revela no Projeto Pesquisadores desse mês.

Docente da Faculdade há 33 anos, Teresa foi professora de graduação de colegas professores de departamento. “Eu fico muito orgulhosa por ter, de alguma forma, influenciado na formação desses profissionais e de ter ajudado na escolha pelo ensino”, afirma.  “A Faculdade representa tudo pra mim. Eu vivo muito para ela”, completa.

Apesar de amar a investigação que a pesquisa científica apresenta, a professora também nutre uma paixão pelo atendimento aos pacientes.  “Na época do doutorado eu cheguei à conclusão que gostava tanto da clínica quanto da pesquisa. A partir de então, me dediquei às duas frentes”, ressalta.

Saiba mais sobre Teresa Ferrari e outros professores apresentados em outras edições em www.medicina.ufmg.br/projetopesquisadores.

O Projeto Pesquisadores

Com o objetivo de valorizar a produção científica da Faculdade de Medicina da UFMG, o Centro de Pesquisa (CPq) e o Centro de Comunicação Social (CCS) produzem o “Projeto Pesquisadores”.

A cada mês, por meio de áudio e texto, ele traz a história de vida e o percurso na ciência de um pesquisador reconhecido pelos seus pares na UFMG, no Brasil e no exterior, com participação nos programas de pós-graduação da Faculdade de Medicina da UFMG.