Termina nesta sexta, 23, prazo para inscrições de candidatos no Sisu 2026

UFMG está ofertando mais de 6,5 mil vagas neste ano, em 87 cursos; agora, os cursos de Teatro da Universidade também têm suas vagas preenchidas pelo sistema


22 de janeiro de 2026 - , , ,


Imagem de uma mão com um celular no qual está aberto o site do Sisu
UFMG oferece mais de 6,5 mil vagas no Sisu 2026 Foto: Divulgação MEC

As inscrições para o Sistema de Seleção Unificada (Sisu), principal forma de ingresso nas universidades públicas brasileiras, terminam nesta sexta-feira, 23 de janeiro. Elas ocorrem por meio do Portal Único de Acesso ao Ensino Superior, do Ministério da Educação (MEC).

Neste ano, a UFMG está oferecendo 6.552 vagas em 87 cursos de graduação por meio do sistema, o que equivale a 94% do total de vagas da Universidade. Há vagas para os vários campi de Belo Horizonte e também para o campus regional Montes Claros.

Para orientar os estudantes que querem se inscrever na seleção, a Universidade lançou o Guia do Sisu UFMG 2026. O documento explica como funciona a seleção, com um passo a passo do processo. O guia também esclarece dúvidas sobre cronograma, chamadas e formação da lista de espera.

Uma novidade desta edição é que os cursos de Teatro Bacharelado e Teatro Licenciatura também passarão a ter suas vagas preenchidas pelo Sisu, e não mais pelo processo seletivo Habilidades. No vídeo a seguir, o Núcleo de Redes Sociais do Centro de Comunicação (Cedecom) da UFMG explica o funcionamento do Sisu e apresenta os procedimentos a serem adotados após a tão sonhada aprovação.

Quem pode se candidatar
Para concorrer a uma das vagas do Sisu, os candidatos devem ter feito o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) na edição de 2023, 2024 e/ou 2025. Esta é a primeira vez que o sistema permite o uso das notas de qualquer uma das três últimas edições do exame.

A classificação no Sistema de Seleção Unificada (Sisu) ocorre exclusivamente com base na nota do Enem. Por regra, é considerada automaticamente a melhor média ponderada obtida em qualquer um dos três anos, de acordo com o curso escolhido, o turno e o local.

Também é considerada, para a classificação, a modalidade de concorrência – ampla ou reserva de vagas. O candidato selecionado, de acordo com o número de vagas, será então convocado para fazer o registro acadêmico e a matrícula.

Nesta semana, a Rádio UFMG Educativa entrevistou o professor da Universidade Federal do ABC (UFABC) Wilson Mesquita sobre a “mudança histórica” implementada no Sisu deste ano, que passou a selecionar automaticamente a melhor nota obtida nas últimas três edições do Enem. Esclarecedora, a entrevista pode ser escutada no player abaixo:

Lista de espera
Candidatos não classificados nas chamadas regulares podem ser incluídos na lista de espera, se manifestarem o interesse, dentro do prazo previsto, no site do Sisu do Ministério da Educação. Já os classificados devem acompanhar a sua convocação e fazer o registro acadêmico no site do Sisu da UFMG.

O cronograma e os procedimentos da seleção estão explicitados nos editais do MEC e da UFMG. A divulgação do resultado da chamada regular pelo MEC será no próximo dia 29 de janeiro. A partir desta data, até o dia 2 de fevereiro, os candidatos poderão manifestar interesse em participar da lista de espera.

No dia 2 de fevereiro, está prevista a divulgação do resultado do Sisu UFMG na página da Universidade. No mesmo dia, tem início o período de registro acadêmico (matrícula) dos aprovados, que vai até o dia 5 de fevereiro.


Centro de Comunicação da UFMG – Cedecom