Todos os cursos da Faculdade de Medicina alcançam nota máxima no Enade

Concluintes de Medicina, Fonoaudiologia e Tecnologia em Radiologia foram avaliados com nota cinco.

20 de outubro de 2020 - , , , ,

Os três cursos da Faculdade de Medicina da UFMG alcançaram a pontuação cinco no Exame Nacional de Desempenho de Estudantes (Enade). Essa é a nota máxima da avaliação. Resultados são referentes a avaliação de 2019 e foram divulgados nesta terça-feira, 20 de outubro.

Os cursos de Medicina, Fonoaudiologia e Tecnologia em Radiologia também foram avaliados em 2016 e 2013 e apresentaram evolução nos últimos anos.

“A notícia coroa todos os esforços que estamos fazendo e mostra a força da Universidade pública e a tradição da Faculdade de Medicina da UFMG, mesmo em tempos difíceis e com restrições econômicas. Estamos muito orgulhosos dos nossos alunos, professores e servidores”, celebra o professor e diretor da Faculdade, Humberto José Alves.

O Exame ocorre por ciclos e avalia concluintes de áreas específicas, seguindo calendário próprio. Os relatórios por área estão disponíveis no site do Inep, assim como os relatórios específicos de cada curso e instituição de ensino.

Medicina subiu de nota 4 nas últimas avaliações, em 2016 e 2013, para nota 5. Mesma evolução ocorreu na Fonoaudiologia. Já o curso de Tecnologia em Radiologia voltou a ter conceito máximo, repetindo o desempenho de 2013.

A Diretoria de Avaliação Institucional da UFMG informou que, dos 23 cursos avaliados na UFMG neste ciclo, houve melhora significativa nas notas na maioria dos casos.

Enade

O Enade avalia o rendimento dos concluintes dos cursos de graduação em relação aos conteúdos programáticos previstos nas diretrizes curriculares, o desenvolvimento de competências e habilidades necessárias ao aprofundamento da formação geral e profissional e o nível de atualização dos estudantes com relação à realidade brasileira e mundial.

O exame é de responsabilidade do Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep), autarquia federal vinculada ao Ministério da Educação.