Todos os cursos da Faculdade de Medicina renovam nota máxima no Enade
Resultado reforça qualidade dos cursos oferecidos pela instituição.
16 de abril de 2025 - 5, avaliação, Enade, nota

Os três cursos da Faculdade de Medicina da UFMG renovaram a pontuação cinco no Exame Nacional de Desempenho de Estudantes (Enade). Esse é o conceito máximo da avaliação. Resultados são referentes a prova aplicada em 2023 e foram divulgados na última sexta-feira, 11 de abril.
A vice-diretora da Faculdade, professora Cristina Alvim, celebrou o desempenho dos estudantes e ressaltou o caráter de aprimoramento que as avaliações externas permitem. “O Enade é uma prova bem feita, referenciada por uma matriz de competências, que está alinhada com diretrizes nacionais curriculares de cada curso de graduação. A partir dele, podemos olhar nosso resultado em um contexto nacional, para referência e melhoramento”, afirma.
Segundo a professora, o resultado mostra a evolução dos cursos ao longo do tempo. “É importante o acompanhamento longitudinal dos indicadores. Ao longo do tempo podemos ver onde estamos melhorando e onde devemos melhorar”, completa. Esse retorno pode ser usado como subsídio em debates de órgãos acadêmicos, como colegiados e Núcleos Docentes Estruturantes (NDC).
O Enade avalia o rendimento dos concluintes dos cursos de graduação em relação aos conteúdos programáticos previstos nas diretrizes curriculares, o desenvolvimento de competências e habilidades necessárias ao aprofundamento da formação geral e profissional e o nível de atualização dos estudantes com relação à realidade brasileira e mundial.
O exame é de responsabilidade do Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep), autarquia federal vinculada ao Ministério da Educação.Parte de questões é de múltipla escolha, enquanto a outra é de questões abertas. Nesse processo, o estudante também responde um questionário sobre organização do curso e oportunidades durante a sua formação.
Os cursos de Medicina, Fonoaudiologia e Radiologia também foram avaliados em 2020, 2016 e 2013. O exame ocorre por ciclos e avalia concluintes de áreas específicas, seguindo calendário próprio. Os relatórios por área estão disponíveis no site do Inep, assim como os relatórios específicos de cada curso e instituição de ensino.
A nível institucional, a UFMG voltou a receber nota máxima (5) no Índice Geral de Cursos (IGC), ficando em segundo lugar entre as universidades federais e se destacando mais uma vez como uma das melhores instituições de ensino superior do país. No ciclo trienal a partir de 2021, 55 cursos foram avaliados. Desde que o IGC começou a ser calculado, em 2007, a UFMG sempre obteve a nota 5.
Nos últimos anos, a UFMG tem enviado ao Inep propostas de melhorias nos mecanismos de avaliação e definição de indicadores vinculados ao Sistema Nacional de Avaliação da Educação Superior (Sinaes). Algumas delas foram incorporadas e, na visão da gestão da Universidade, aprimoraram o processo de avaliação dos cursos de graduação. Os gestores consideram, ainda, que é necessário aprofundar as reflexões e propor mais aprimoramentos e ajustes. Saiba mais sobre a proposta no site da UFMG.
Com informações do Centro de Comunicação da UFMG