Acesso interno

Trabalho de Iniciação Científica é premiado no Encontro Mineiro de Angiologia e Cirurgia Vascular

Aluna da Faculdade de Medicina foi premiada na categoria pôster por trabalho realizado no programa de Iniciação Científica do Departamento de Cirurgia da UFMG.


04 de julho de 2022 - , ,


Aluna Gabrielle Martins Peres recebendo o prêmio de melhor pôster no 18º Encontro Mineiro de Angiologia e Cirurgia Vascular. Em ordem da esquerda para a direita: Gustavo Braga Murta, diretor científico da Sociedade Brasileira de Angiologia e Cirurgia Vascular (SBACV); Fernado Assis, presidente da SBACV Minas Gerais; Gabrielle Martins Peres, aluna do curso de Medicina da UFMG; Betânia Nadalin, professora do Departamento de Cirurgia da UFMG. Foto: Arquivo pessoal.

A aluna Gabrielle Martins Peres, graduanda da Faculdade de Medicina da UFMG, foi premiada em primeiro lugar na categoria pôster no 17° Encontro Mineiro de Angiologia e de Cirurgia Vascular. O evento aconteceu entre os dias 16 e 18 de junho e foi organizado pela Sociedade Brasileira de Angiologia e Cirurgia Vascular (SBACV).

Gabrielle é voluntária do programa de Iniciação Científica do Departamento de Cirurgia (CIR) da Faculdade e integrante do grupo de pesquisa em Cirurgia Vascular, coordenado pelo professor Túlio Navarro, do CIR. No congresso, a aluna abordou o tema “Preditores de estenose venosa na cirurgia de fístula arteriovenosa para hemodiálise”, que busca analisar os principais fatores responsáveis pelo surgimento das estenoses, caracterizadas pela constrição do acesso vascular.  

De acordo com o professor do CIR, Guilherme de Castro Santos, orientador do trabalho, essa temática é de grande relevância, pois diz respeito a uma situação habitual para os 140 mil brasileiros que fazem hemodiálise atualmente no Brasil.