Trabalho sobre glaucoma recebe prêmio internacional
17 de setembro de 2013
O professor titular do Departamento de Oftalmologia e Otorrinolaringologia da Faculdade de Medicina da UFMG, Sebastião Cronemberger, recebeu prêmio da Associação Pan-Americana de Oftalmologia, por um trabalho que avalia a eficácia de exames para o diagnóstico do glaucoma.
Com o título “Testes provocativos, exames funcionais e curva diária de pressão intraocular em suspeitos de glaucoma”, o artigo original, de autoria de Cronemberger e colaboradores, foi escolhido por um júri composto por membros do corpo editorial como o melhor publicado na revista Vision Pan-America em 2012. A premiação foi entregue na sessão de abertura do XXXVII Congresso Brasileiro e XXX Congresso Pan-Americano de Oftalmologia, realizado no Rio de Janeiro, de 7 a 10 de agosto de 2013 (foto).
O trabalho foi considerado pioneiro na comparação de vários testes e exames para o diagnóstico precoce do glaucoma. Os resultados mostraram que a chamada “curva diária de pressão intraocular” é o melhor exame para identificar e controlar o glaucoma. Esse exame consiste em medir a pressão interna do olho várias vezes ao dia, inclusive com o paciente deitado, no escuro, às seis horas da manhã – antes que ele se levante.
“A maioria dos médicos não o faz, porque é um exame muito trabalhoso”, afirma o professor, embora este seja o procedimento com maior “sensibilidade e especificidade” para o glaucoma. Segundo Sebastião Cronemberger, o exame é realizado no Hospital São Geraldo, anexo do Hospital das Clínicas da UFMG, em pacientes do Sistema Único de Saúde (SUS).