Trabalhos desenvolvidos durante Internato Rural são premiados em evento da Renast


14 de dezembro de 2022 - , ,


Foto: Arquivo pessoal.

Os graduandos de Medicina João Pedro Lazarino, Matheus Gomes Salgado, Anna Luiza Chagas e Mariana Nunes Martins foram premiados no 10° Encontro da Rede Nacional de Atenção Integral à Saúde do Trabalhador (10° Renastão), na modalidade Vigilância de Ambientes e Processos de Trabalho. 

O Renastão aconteceu entre os dias 6 e 8 de dezembro e foi  promovido pela Secretaria de Vigilância em Saúde (SVS) do Ministério da Saúde. O evento ocorreu de forma híbrida e reuniu profissionais, técnicos e gestores da Rede Nacional de Atenção Integral à Saúde do Trabalhador (Renast). 

Os estudantes da Faculdade de Medicina foram premiados por um trabalho que desenvolveram durante seu Estágio em Saúde Coletiva (conhecido como Internato Rural), orientados pelo professor Tarcísio Márcio Magalhães Pinheiro, do Departamento de Medicina Preventiva e Social (MPS) da Faculdade. 

Esse estudo foi um relato da experiência de ações de vigilância de ambientes e processos de trabalho realizada em Joaquim Felício, município do Norte de Minas Gerais. Além dos discentes e do professor orientador, também participou do trabalho Janaíne Stelita Ribeiro, que é referência técnica em Saúde do Trabalhador no município analisado. 

Em novembro, a iniciativa também foi premiada no 2º Simpósio Brasileiro de Saúde do Trabalhador e da Trabalhadora, que foi realizado na Faculdade de Direito da Universidade Federal da Bahia (UFBA).