Treinamento on-line de pais de jovens com TDAH é tão eficaz quanto versão presencial

Estudo do INCT NeuroTec-R comprova que estratégia que usa internet ajuda a melhorar resultados clínicos e qualidade de vida de crianças com transtornos mentais.


03 de julho de 2024 - , , , , ,


Abordagem eficaz no controle de comportamentos desagradáveis também pode ampliar acesso de famílias que tenham dificuldades para usufruir do modo presencial. Foto: Vecteezy.

Um artigo do Instituto Nacional de Ciência e Tecnologia em Neurotecnologia Responsável (NeuroTec-R), publicado em 2024 na revista científica Frontiers in Psychology, demonstrou que o treinamento de pais no modo on-line é tão efetivo quanto o modo presencial para apoiar o gerenciamento dos sintomas de crianças e jovens com transtorno de déficit de atenção e hiperatividade (TDAH) e com sua comorbidade mais comum, o transtorno opositivo desafiador (TOD).

Treinamento de Pais de crianças com transtornos mentais é um programa de tratamento não-medicamentoso muito eficaz para capacitar esses adultos a valorizar e a promover o comportamento positivo de crianças, assim como para contornar comportamentos negativos dos jovens e reduzir sua ocorrência.

O TDAH é caracterizado principalmente pela dificuldade de controlar a própria atenção e o comportamento. Muitas vezes está relacionado com dificuldades de aprendizagem, de conduta e de controle das próprias emoções. O TOD leva a um comportamento com impulsividade mais severa, junto com enorme dificuldade de respeitar pais e professores, de lidar com frustrações e, consequentemente, de estudar e de se socializar.

Estima-se que em todo o mundo existam cerca de 5% de crianças e outros 2,5% de adultos com TDAH. Mais de 50% desses casos estão associados ao TOD. Essas pessoas podem apresentar alto nível de estresse e desgaste nos ambientes que frequentam. Sem o tratamento adequado, pode haver comprometimento das relações sociais e até de trabalho, caso os sintomas cheguem à vida adulta.

A PESQUISA

Sediados na Faculdade de Medicina da UFMG, os pesquisadores acompanharam 66 crianças – com TDAH e com problemas de comportamento opositivo-desafiador -, divididas em três grupos. Um grupo seguiu o tratamento convencional determinado por um médico especializado. Os outros dois grupos fizeram o tratamento convencional e também foram submetidos a um programa de treinamento de pais: uma parte presencial, acompanhados por uma equipe de médicos e de psicólogos, e a outra parte on-line.

“O resultado mais relevante foi que não houve diferenças entre a modalidade do treinamento, presencial ou virtual”, destaca o neuropsicólogo Jonas Jardim, professor do Departamento de Psiquiatria da Faculdade de Medicina da UFMG e um dos autores do estudo que valida o uso da plataforma on-line para o treinamento de pais.

O estudo demonstra que o treinamento a distância pode ser mais acessível e abrangente que a intervenção convencional, tendo capacidade potencial de derrubar as barreiras que se pode ter ao acesso às intervenções tradicionais presenciais. “Estratégias de engajamento, como comunicação por e-mail e WhatsApp, foram eficazes na adesão ao treinamento on-line”, afirma o pesquisador.

Segundo ele, em países de renda média, o uso de programas de treinamento de pais on-line pode ampliar o acesso a tratamentos eficazes, reduzir disparidades no cuidado de saúde mental e beneficiar famílias em regiões com recursos limitados. No Brasil, onde há poucas políticas públicas eficazes para o tratamento do TDAH, ainda é difícil o acesso ao treinamento dos pais e outros cuidados necessários para as crianças e suas famílias.

AUMENTAR O ACESSO E O BEM-ESTAR

A disponibilidade de serviços especializados, o preço das sessões, os desafios logísticos, por exemplo, independentemente do tamanho das cidades, podem impedir o acesso da família ao treinamento presencial.

“Por ser autodirigida, a plataforma é mais facilmente adequada à realidade de cada família, tendo potencial de alcançar um grupo maior de pessoas ao mesmo tempo, a custo baixo”, diz Jonas Jardim. Para ele, a abordagem poderia ser disponibilizada pelo Sistema de Saúde Pública brasileiro. “Investir em tratamentos que mostrem boas evidências de eficácia para crianças com TDAH apresenta um benefício importante em longo prazo”, destaca o pesquisador.

A expectativa é a de que reduzir o impacto desses transtornos na infância possa resultar em ganhos para o desenvolvimento cognitivo e emocional dos jovens, além de melhorar sua qualidade de vida e sua satisfação pessoal. A modalidade on-line também pode reduzir custos associados à saúde e à educação destas pessoas.

A plataforma de Treinamento de Pais On-line foi desenvolvida especialmente para fins de pesquisa, sob supervisão da equipe do serviço de psicologia/neuropsicologia do Núcleo de Investigação da Impulsividade e Atenção (NITIDA). O trabalho foi coordenado pela psicóloga Gabrielle Chequer de Castro Paiva, sob orientação da pediatra Débora Marques Miranda, professora da Faculdade de Medicina da UFMG e subcoordenadora do NeuroTec-R. Associado ao Centro de Tecnologia em Medicina Molecular (CTMM) da Faculdade de Medicina da UFMG, o NITIDA desenvolve atividades de ensino e pesquisa.

Os pesquisadores já preveem a realização de uma nova pesquisa, futura, para explorar evidências adicionais sobre a eficácia dessas intervenções e sua aplicabilidade em diferentes contextos. Eles vão tentar descobrir se há diferença entre o tipo de resposta clínica de uma e outra abordagem, se seus resultados são heterogêneos, e se há manutenção das estratégias após as intervenções.

O INCT NEUROTECR

Com financiamento do Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação (MCTI), o Instituto Nacional de Ciência e Tecnologia em Neurotecnologia Responsável – INCT NeuroTec-R – é uma rede de pesquisa de alto padrão tecnológico-científico que direciona seus esforços para estudos relacionados ao cérebro e ao desenvolvimento responsável no Brasil. Sediado no Centro de Tecnologia em Medicina Molecular da Faculdade de Medicina da UFMG, este Instituto Nacional conta com pesquisadores de várias regiões do Brasil e de outros países, e é um dos primeiros a adotar como princípio o conceito de Pesquisa e Inovação Responsáveis (PIR).

Este conceito de “pesquisa em ciência e tecnologia responsáveis”, desenvolvido na Europa, envolve a análise crítica das informações geradas e utilizadas, com a participação ativa não apenas dos pesquisadores, mas também de representantes de todos os setores da sociedade (legisladores, políticos, educadores, empreendedores e cidadãos).

O objetivo dessa abordagem é permitir que as descobertas científicas possam ampliar os benefícios alcançados para a sociedade, uma vez que, da diversidade de pessoas envolvidas, resultarão novas perspectivas que permitirão atentar a desafios que possivelmente não seriam percebidos no modelo tradicional de fazer ciência. Isso deverá incrementar a qualidade de vida e contribuir para a construção de uma sociedade mais responsável com o futuro

LEIA O ARTIGO

Paiva, G. C. D. C., de Paula, J. J., Costa, D. D. S., Romano-Silva, M. A., & Miranda, D. M. D. (2024). Parent training for disruptive behavior symptoms in attention deficit hyperactivity disorder: a randomized clinical trial. Frontiers in Psychology, 15, 1293244. Disponível em https://www.frontiersin.org/journals/psychology/articles/10.3389/fpsyg.2024.1293244/full


Redação: Marcus Vinicius dos Santos – Jornalista CTMM Medicina / UFMG