Três professores da Faculdade de Medicina são condecorados com Medalha da Inconfidência

Tradicional cerimônia realizada no dia 21 de abril, em Ouro Preto, contou com a reitora Sandra Goulart Almeida e docentes de outras unidades da UFMG também agraciados com a honraria.

26 de abril de 2022 - , , , , , ,

Na última quinta-feira, 21 de abril, os professores Unaí Tupinambás, Cristina Alvim e Jorge Pinto foram agraciados com a maior honraria concedida pelo Estado de Minas, durante a cerimônia do Dia da Inconfidência Mineira, realizada na cidade de Ouro Preto. A solenidade acontece tradicionalmente na data que marca a morte de Tiradentes, mártir da Inconfidência Mineira, e reconhece personalidades e instituições que contribuíram para o desenvolvimento de Minas Gerais e do Brasil.

A Medalha da Inconfidência tem quatro designações: Grande Colar, Grande Medalha, Medalha de Honra e Medalha da Inconfidência. Neste ano, além dos indicados de 2022, o evento contemplou as personalidades agraciadas em 2020, quando o evento de entrega das medalhas foi cancelado devido à pandemia. Pelo mesmo motivo, não houve indicações em 2021.

O professor Unaí Tupinambás, membro dos comitês de enfrentamento da covid-19 da UFMG e da Prefeitura Municipal de Belo Horizonte, foi agraciado com a Medalha de Honra no ano de 2020:

“É uma grande honra receber esta homenagem que na verdade é o reconhecimento do trabalho de todos os professores/pesquisadores e membros da comunidade acadêmica da UFMG no enfrentamento da pandemia. Especificamente aqui na Faculdade de Medicina, abrimos várias frentes de enfrentamento: na área de educação com diversos treinamentos e capacitação em módulo virtual com abrangência nacional e internacional; treinamos alunos do curso de Medicina de Moçambique, além de diversas pesquisas, inclusive de fase 3 da vacina contra covid”.

Foto: Foca Lisboa

Ele acrescentou que o fato de receber essa homenagem em um evento presencial foi outro motivo de alegria, “indicando que estamos caminhando para o controle da pandemia. E isto só foi possível por conta da vacinação”.

A professora Cristina Alvim, vice-diretora da Faculdade de Medicina e coordenadora do Comitê de Enfrentamento ao Coronavírus da UFMG, foi homenageada com a Medalha da Inconfidência em 2020:

“Fiquei feliz em receber este reconhecimento pela UFMG, consciente que represento muitas pessoas, que trabalhamos juntas para orientar, cuidar e possibilitar a segurança da nossa comunidade. Em especial, neste momento em que retomamos as atividades presenciais em sua plenitude. Foi uma travessia difícil, mas estamos tranquilos de termos contribuído da melhor forma possível no enfrentamento da pandemia”.

Foto: Foca Lisboa

O professor Jorge Pinto, coordenador da Unidade de Pesquisa Clínica em Vacinas (UPqVac) da Faculdade de Medicina e de diferentes estudos clínicos com imunizantes contra o coronavírus, foi agraciado com a medalha da Inconfidência em 2022:

“Fiquei muito feliz e imensamente orgulhoso. Essa homenagem diz respeito às ações e pesquisas com vacinas contra a covid-19 que serviram como respostas no enfrentamento da pandemia. Ela é uma relevante distinção feita pelo Estado e que serve a toda equipe do UPqVac, o qual coordeno, pois é importante lembrar que ninguém faz nada sozinho. Ou seja, esse é um reconhecimento da Faculdade de Medicina e da UFMG no combate à pandemia”.

Ele ainda informou que o UPqVac será o centro principal dos estudos clínicos de fase 1 e 2 da vacina Spintec, imunizante desenvolvido pela Universidade para proteção contra o coronavírus.

Excepcionalmente neste ano, em função da pandemia, não houve tempo suficiente para produção das medalhas. No entanto, as honrarias serão entregues posteriormente em cerimônia a ser realizada na Assembleia Legislativa de Minas Gerais (ALMG), sem data definida.