Trinta mil pessoas são esperadas no campus Pampulha em nova edição da Mostra Sua UFMG

Em mais de 80 salas interativas, os estudantes do ensino médio receberão, neste sábado, informações sobre os 94 cursos de graduação da Universidade

23 de maio de 2024 - , ,

Estudante em sala interativa do curso de Engenharia Aeroespacial na última edição da Mostra Sua UFMGFoto: Raphaella Dias | UFMG

As portas do campus Pampulha estarão abertas neste sábado, 25 de maio, para receber estudantes do ensino médio que sonham em estudar na UFMG. Em mais uma edição, a Mostra Sua UFMG oferecerá atividades práticas e teóricas sobre os 94 cursos de graduação da Universidade, revelando aos futuros graduandos as possibilidades acadêmicas e dando a eles um aperitivo da vivência universitária. Cerca de 30 mil pessoas são esperadas, superando, assim, o público da edição passada, que alcançou 25 mil visitantes.

“Esse diálogo corpo a corpo, face a face, entre os estudantes da educação básica e os nossos estudantes e professores é fundamental para o entendimento do significado de se estudar em uma universidade pública”, avalia a pró-reitora adjunta de Graduação, Maria José Flores.  A organização da Mostra recebeu inscrições de 380 escolas. Seus estudantes e professores vão interagir com 1,8 mil voluntários da comunidade acadêmica, entre docentes, discentes e servidores técnico-administrativos que atuarão nas mais de 80 salas interativas dos cursos e na coordenação geral do evento. As salas estarão distribuídas entre os três Centros de Atividades Didáticas (1, 2 e 3), no Instituto de Ciências Exatas (ICEx), na Faculdade de Ciências Econômicas (Face) e na Escola de Engenharia.

O evento também contará com novidades. No CAD 2, algumas atividades de formação de professores da educação básica serão oferecidas pela Comissão para Discussão e Elaboração das Políticas de Formação Inicial e Continuada de Professores da Educação Básica da UFMG (Comfic). A programação, que ocorrerá das 9h às 17h, prevê rodas de conversas com representantes de cursos de graduação, de mestrado e doutorado.

Já a Praça de Serviços abrigará uma roda de conversa organizada pela Fundação Universitária Mendes Pimentel (Fump), responsável pela execução da política de assistência estudantil da Universidade, e a Pró-reitoria de Assuntos Estudantis (Prae). A atividade pretende sanar dúvidas dos futuros candidatos a vagas na graduação em relação aos programas que a viabilizam a permanência estudantil na Universidade, como moradia, alimentação, assistência à saúde e auxílio financeiro. Outra atração prevista para o mesmo local é a apresentação do Grupo Sarandeiros, especializado na divulgação de danças brasileiras, a partir das 12h.

Conheça a programação e a localização das salas interativas.

A Mostra Sua UFMG é organizada pela Pró-reitoria de Graduação (Prograd) e conta com o apoio das demais pró-reitorias, diretorias, coordenadorias, colegiados dos cursos de graduação e órgãos que compõem a Administração Central da Universidade.

Ampliação
A Mostra Sua UFMG ocorre desde 2004, mas em decorrência da pandemia em 2020, teve as edições de 2021 e 2022 realizadas virtualmente. Em 2023, ela retornou ao formato presencial no campus Pampulha, reunindo cerca de 25 mil pessoas. No mesmo ano, o site oficial do evento foi reformulado para abrigar informações sobre os cursos de graduação e sobre a vida acadêmica.

Assista ao vídeo produzido pela TV UFMG sobre a movimentação no campus Pampulha provocada pelos estudantes que participaram do evento do ano passado.

Neste ano, a Mostra Sua UFMG foi realizada pela primeira vez no campus Montes Claros. No dia 13 de abril, cerca de 2 mil pessoas tiveram a oportunidade de conhecer os seis cursos de graduação sediados no Instituto de Ciências Agrárias: Administração, Engenharia Agrícola e Ambiental, Agronomia, Engenharia de Alimentos, Engenharia Florestal e Zootecnia.

Atos Barbosa – Centro de comunicação da UFMG (CEDECOM)