Tumor ou doença de pele? Entenda o hemangioma
Condição afeta cerca de 5% de todas as crianças com até 1 ano de vida.
25 de agosto de 2025 - hemangioma, pediatria, recém-nascido, saúde com ciência

* Alexandre Temponi
Um hemangioma é um tumor vascular benigno, formado pela proliferação anormal de vasos sanguíneos. É como define a professora do Departamento de Pediatria da Faculdade de Medicina da UFMG e convidada do Saúde com Ciência, Luciana Baptista. Essa proliferação de vasos pode ocorrer em diversas áreas do corpo, desde a pele até os órgãos internos. Essa condição é mais comum durante a infância, mas também pode ocorrer em adultos.
A professora explica que a causa não é bem definida, e a doença surge pela má formação dos vasos durante o período intrauterino. Porém, é de conhecimento que essa condição é mais comum em gestações de mulheres mais velhas, em crianças do sexo feminino e em crianças cujas mães se submeteram a procedimentos invasivos ou terapias hormonais durante a gravidez.
O diagnóstico do hemangioma infantil é clínico. O médico irá examinar a pele ou mucocas para identificar as lesões características, como nódulos vermelhos na pele. Em caso de lesões mais profundas, pode ser necessário o uso de exames de imagem como o ultrassom, a tomografia ou a ressonância magnética.
Tratamento
Primeiramente, a professora indica que os pais devem consultar um médico e realizar o diagnóstico assim que perceberem uma lesão que pode indicar um hemangioma. Além disso, é importante que os pais se mantenham atentos para a parte cutânea da criança e também realizar acompanhamento pediátrico durante a infância.
“O hemangiona infantil tem como característica a involução espontânea, com 9 a 12 meses de idade o hemangioma para de crescer e então começa o processo de desaparecimento. Porém, em alguns lugares do corpo, devem ser tratados imediatamente, pois podem oferecer algum risco para a saúde do paciente”.
Professora Luciana Baptista
Os locais considerados de risco pela professora são os olhos, a boca e a genitália. Nesses casos, após o diagnóstico médico, é recomendado o uso de medicamentos que aceleram a involução. Além disso, a professora informa que não é necessário nenhum cuidado específico com a pele da criança que possui hemangioma.
Ouça o podcast na íntegra:
Saúde com Ciência

No programa de rádio Saúde com Ciência desta semana, conversamos sobre o hemangioma. Explicamos o que é essa condição, quais são as causas e como é feito o diagnóstico. Além disso, abordamos os principais métodos de tratamento.
O Saúde com Ciência é produzido pelo Centro de Comunicação Social da Faculdade de Medicina da UFMG e tem a proposta de informar e tirar dúvidas da população sobre temas da saúde. Ouça na Rádio UFMG Educativa (104,5 FM) de segunda a quinta-feira, às 7h15, no programa Bom Dia UFMG. Também é possível ouvir o programa pelas principais plataformas de podcasts.
* Alexandre Temponi – estagiário de Jornalismo
Edição: Alexandre Bueno