UFMG abre seleção para vagas na Moradia Universitária Ouro Preto III
22 de outubro de 2018
A Pró-Reitoria de Assuntos Estudantis (PRAE) e a Fundação Universitária Mendes Pimentel (Fump) tornam pública a presente chamada para a manifestação de estudantes assistidos com interesse em participar do processo de seleção de vagas da Moradia Universitária Ouro Preto III (MOP III), que integra o Programa Permanente de Moradia Universitária da UFMG, nos termos deste instrumento.
I – Objetivo da Chamada
Os estudantes assistidos pela Fump em Belo Horizonte que, atualmente recebem a Bolsa Auxílio Moradia ou Bolsa Baeta Vianna associada à Bolsa Auxílio Transporte, devem manifestar interesse em participar do processo de seleção de vagas da Moradia Universitária Ouro Preto III. Essa manifestação analisará a real demanda por vaga na MOP III.
Caso o estudante que já recebe as Bolsas acima citadas esteja confortável em seu atual local de moradia, e não deseje abrir mão de sua bolsa, não precisará participar desta Chamada específica.
II – Critério para participação na Chamada
Critério básico: poderão apresentar sua manifestação de interesse em ocupar uma vaga na MOP III, estudantes regularmente matriculados e frequentes em seu primeiro curso de graduação presencial nos campi da UFMG em Belo Horizonte, cujo núcleo familiar não resida em Belo Horizonte ou em sua Região Metropolitana, classificados socioeconomicamente pela Fump nos níveis I, II ou III e que já estejam acessando a Bolsa Auxílio Moradia ou a Bolsa Baeta Vianna associada à Bolsa Auxílio Transporte para manutenção de despesas com moradia, enquanto aguardam ser contemplados com vaga no Programa Permanente de Moradia Universitária.
III – Período e local da manifestação de interesse
A manifestação de interesse dos estudantes que atendem o critério básico definido para esta Chamada será realizada no período de 22 de outubro, a partir das 9 horas, até o dia 29 de outubro de 2018, até às 18 horas, exclusivamente no portal da Fump, na “área do aluno”.
A manifestação de interesse nesta Chamada específica não é garantia de acesso à vaga na Moradia Universitária Ouro Preto III.
IV – Os casos omissos nesta Chamada serão resolvidos pelo Conselho Diretor de Moradia Universitária.
Sobre a Moradia Universitária Ouro Preto III
Comissão
A destinação das vagas disponibilizadas para a Moradia Universitária Ouro Preto III foi aprovada pelo Conselho Diretor de Moradia Universitária, que adotou os critérios de ocupação a ela apresentados pela Comissão instituída pelo Vice-reitor da UFMG, por meio da Portaria nº 212, de 13 de setembro de 2018, composta por representantes da PRAE, da Fump, de estudantes membros da representação de moradores e de servidores técnico-administrativos da UFMG.
Critérios aprovados para a destinação de vagas na MOP III
Critério básico: poderão apresentar sua manifestação de interesse em ocupar uma vaga na Moradia Universitária Ouro Preto III, estudantes regularmente matriculados e frequentes em seu primeiro curso de graduação presencial nos campi da UFMG em Belo Horizonte, cujo núcleo familiar não resida em Belo Horizonte ou em sua Região Metropolitana, classificados socioeconomicamente pela Fump nos níveis I, II ou III e que já estejam acessando a Bolsa Auxílio Moradia ou a Bolsa Baeta Vianna associada à Bolsa Auxílio Transporte para manutenção de despesas com moradia, enquanto aguardam ser contemplados com vaga no Programa Permanente de Moradia Universitária.
A partir do critério básico, estabeleceu-se a seguinte ordem de prioridades:
– Prioridade 1: estudantes que não foram contemplados em processos anteriores de seleção de vagas para o Programa Permanente de Moradia Universitária, posicionados nos níveis I, II e III, nesta ordem, categorizado como de Alta Prioridade pelo Assistente Social em relação à vulnerabilidade habitacional.
– Prioridade 2: estudantes posicionados nos níveis I, II e III, nesta ordem, que obtiveram a menor pontuação geral no processo de análise socioeconômica, que se encontra em vigor.
– Prioridade 3: estudantes posicionados nos níveis I, II e III, nesta ordem, que apresentarem a menor renda bruta per capita familiar no processo de análise socioeconômico, que se encontra em vigor.
– Prioridade 4: estudante cuja residência do núcleo familiar se localize mais distante de Belo Horizonte.
Número de vagas disponibilizadas
Serão disponibilizadas 350 (trezentas e cinquenta) vagas, destinadas a estudantes regularmente matriculados e frequentes em um dos cursos de graduação presencial dos campi da UFMG em Belo Horizonte, posicionados na avaliação socioeconômica em um dos níveis I, II ou III, obedecendo-se os critérios expostos acima.
Redação: Fundação Universitária Mendes Pimentel