UFMG aprova uso do nome social

08 de julho de 2015

O Conselho Universitário da UFMG aprovou, em reunião realizada na tarde de ontem, 7 de julho, o uso do nome social no âmbito da Universidade.

A decisão assegura a servidores, docentes e técnico-administrativos, discentes e demais usuários dos campi e das unidades da UFMG, cujo nome de registro civil não reflita sua identidade de gênero, o direito de inclusão do nome social nos registros, documentos e atos da vida funcional acadêmica. A medida garante a inclusão do pré-nome pelo qual pessoas travestis ou transexuais se identificam, são reconhecidos e identificados em suas relações sociais. A resolução será agora encaminhada para a assinatura do reitor e posterior publicação e divulgação.

A vice-reitora Sandra Almeida destaca a importância da decisão. Para ela, a aprovação do uso do nome social nos espaços da UFMG é um importante avanço. “É uma atitude de respeito à identidade de gênero”, destaca. Segundo Sandra Almeida, a Universidade demonstra que não se furta aos debates da contemporaneidade.

O Conselho Universitário aprovou, ainda, proposta de criação do Mestrado Profissional em Gestão Pública. O curso será realizado na modalidade a distância e destina-se a servidores técnico-administrativos da UFMG e demais servidores de instituições públicas mineiras. A proposta será encaminhada à Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES) para aprovação.

Medicina
Em junho, o Colegiado do curso de Medicina da UFMG aprovou uma sinalização, em reunião ordinária, do uso do nome social por pessoas transgêneras, travestis e transexuais, em documentos acadêmicos. A decisão assegura aos alunos que fizerem a solicitação a alteração de crachás, listas de chamada, matrículas, jalecos e diplomas. O posicionamento é fruto da mobilização de alunos membros do Diretório Acadêmico Alfredo Balena (DAAB), que apresentaram a pauta para votação. A medida, então, foi aprovada por unanimidade.

Redação: com Cedecom/UFMG