UFMG divulga informações sobre matrícula de graduandos e calouros

09 de novembro de 2020 - , , , , , ,

Todos os candidatos classificados na sétima chamada devem fazer o registro na página do Sisu UFMG. Foto: Gabriel Araújo / UFMG

Os candidatos selecionados para a sétima chamada da lista de espera do Sisu (1ª edição de 2020) deverão efetuar seu registro acadêmico, via internet, de segunda-feira, dia 9, até as 23h50 de quarta-feira, 11 de novembro. O procedimento, obrigatório, deve ser feito por meio do upload da documentação obrigatória na página do Sisu UFMGLeia as instruções.

Aqueles que concorrem à modalidade de vaga reservada para pessoas com deficiência serão submetidos à análise obrigatória feita pela banca de verificação e validação. Já os classificados autodeclarados negros (pretos ou pardos) serão submetidos a procedimento de heteroidentificação executado por comissão designada pela Reitoria da UFMG.

Os dois procedimentos serão realizados obrigatoriamente com a presença dos candidatos nos dias 12, 13 e 16 de novembro, conforme escala de atendimento que será divulgada posteriormente. Quem não puder comparecer à UFMG, em virtude da pandemia de covid-19, poderá optar pelo ingresso no próximo semestre, conforme prevê o item 6.9.1 do edital do processo seletivo.

O candidato menor de 18 anos deve contar com a presença e participação dos seus representantes legais em atos presenciais e formais, como emissão de declarações, assinaturas e correlatos. Em relação aos calouros maiores de 16 e menores de 18 anos, exige-se a anuência formal de seus representantes legais, conforme preconiza o Código Civil. Veja modelo de declaração de anuência.

Veteranos

Nova versão do aplicativo está disponível para os sistemas Android e iOS. Foto:  Raphaella Dias / UFMG

Estudantes de graduação da UFMG que farão suas matrículas de terça, 10, até sexta-feira, dia 13 de novembro, ganharam um trunfo que deverá tornar o processo muito mais ágil e funcional: a nova versão do aplicativo mobile SiGA UFMG, desenvolvido pela Diretoria de Tecnologia da Informação (DTI), disponível, a partir desta segunda, dia 9, para os sistemas Android e iOS por meio do Google Play e da App Store. O login e senha requisitados para acessar o Sistema Acadêmico da Graduação são os mesmos da plataforma Minha UFMG.

Outras funcionalidades disponíveis são consulta a ocorrências, planos de estudos, diários (notas e frequência), documentos autenticáveis e relatórios. Por meio do aplicativo, também é possível gerar o comprovante de matrícula. Notificações são enviadas aos usuários a cada alteração na matrícula, inserção e alteração de notas e faltas e após o lançamento de ocorrências acadêmicas e curriculares.

De acordo com a coordenadora dos Sistemas Acadêmicos da UFMG, Daniele Zárate, nos períodos de matrícula dos cursos de graduação, é comum que o sistema fique sobrecarregado, o que resulta em dificuldades para os alunos. “A expectativa é que a utilização do SiGA na versão mobile diminua a sobrecarga do sistema durante o processo de matrícula”, afirma.

Para isso, a coordenadora alerta para a importância da adesão da comunidade estudantil – especialmente durante a vigência do ensino remoto emergencial – ao aplicativo para que os processos sejam realizados com mais comodidade e agilidade. “O ideal é que a maioria dos alunos utilize a ferramenta”, defende Zárate. Ela projeta que, para o primeiro período letivo de 2021, o requerimento de matrícula dos alunos de pós-graduação também estará disponível no aplicativo, além de outras funcionalidades.

Saiba mais no site da UFMG.

(Com Centro de Comunicação da UFMG)