UFMG e Fundep lançam projeto que vislumbra o futuro das ciências e das tecnologias

Objetivo é discutir cenários plausíveis tendo o ano de 2040 como horizonte; evento será realizado nesta terça, dia 14

14 de dezembro de 2021 - , , ,

Detalhe de equipamento do Laboratório de Espectrometria Raman, do Departamento de Física da UFMG. Lucas Braga | UFMG

Como imaginar possíveis cenários para 2040 sabendo que a única certeza sobre o futuro é a incerteza e que tantas previsões anteriores falharam? É com essa proposição que a UFMG, por meio do Instituto de Estudos Avançados Transdisciplinares (IEAT), e a Fundação de Desenvolvimento da Pesquisa (Fundep) lançam o projeto Cenários das ciências e tecnologias no Brasil. A iniciativa objetiva construir quatro cenários plausíveis para as ciências e tecnologias em 2040.

A reitora Sandra Regina Goulart Almeida vê a iniciativa como um grande desafio para a comunidade científica brasileira. “Estamos falando de futuro, e não existe futuro sem ciência e tecnologia de ponta. Nosso sistema de ciência e tecnologia ganhou relevância internacional neste século, mas, infelizmente, vem sendo ameaçado nos últimos anos com sucessivos cortes orçamentários. Daí a importância do projeto Cenários, que põe a ciência no centro da agenda de desenvolvimento do país. Precisamos delinear horizontes para essa área, e isso envolve questões como financiamento, inserção internacional, formação de recursos humanos, entre outras”, propõe a reitora.

O professor Martín Ravetti, diretor da Fundep, explica que a intenção é provocar reflexões “que desafiem nossos paradigmas e transcendam o senso atual de realidade”. À medida que levantamos perspectivas plurais, criamos um ambiente favorável àquilo que queremos construir”, diz.

O projeto será lançado nesta terça-feira, dia 14, a partir das 16h30, com programação que será transmitida pelo canal da Coordenadoria de Assuntos Comunitários no YouTube. Os convidados vão compartilhar seus conhecimentos associados a tecnologias, consciências e sociedades. Uma performance artística vai explorar manifestações estéticas e literárias da discussão. “A arte nos afeta de várias maneiras. Mas uma delas é a educação dos sentidos. Quem aprende a perceber, olhar e escutar seu ambiente criativamente será certamente um agente na transformação de um horizonte mais amplo, fecundo, inventivo e, claro, com muito mais beleza”, ressalta a professora Patricia Franca-Huchet, da Escola de Belas Artes e residente do IEAT.

O lançamento reunirá a reitora Sandra Goulart Almeida, o presidente da Fundep, Jaime Arturo Ramírez, o presidente do IEAT, Estevam Las Casas, o diretor da Fundep, Martín Ravetti, os residentes do IEAT Patricia Franca-Huchet, Maria Fernanda Repolês e Alfredo Gontijo, a egressa da UFMG e fundadora do Instituto Amuta, Marcelle Xavier, o escritor Jacques Fux e o artista Odilon Esteves. A condução será feita por Thaís Simões, da Fundep, e por Marcelo Cardoso, da consultoria Chie, especializada em cenários. As inscrições para o evento devem ser feitas por meio deste formulário.

Escuta

Para chegar à construção dos futuros possíveis para as ciências e tecnologias em 2040, a metodologia formulada prevê a escuta dos interessados em participar da discussão por meio de formulário próprio. A ideia é coletar histórias sobre futuros imaginados, apreender como as pessoas narram esses futuros e compreender os elementos principais. Os interessados poderão registrar suas percepções neste formulário.

Na etapa seguinte, serão realizados dois workshops para convidados que trabalharão as incertezas e as essências das narrativas dos participantes. Ao fim, toda a trajetória e os resultados do projeto darão forma a quatro cenários das ciências e tecnologias no Brasil.

Leia mais sobre a iniciativa no site do projeto.

(Centro de Comunicação da UFMG com Assessoria de Comunicação da Fundep)