UFMG é homenageada pela Funai por defesa dos povos indígenas e das políticas indigenistas

Cerimônia celebrou 57 anos de existência da Fundação, que distinguiu também ONGs, embaixadas, ministérios e pessoas físicas


19 de dezembro de 2024


Estudantes da Formação Intercultural Educadores Indígenas (Fiei) da UFMG no campus Pampulha
Estudantes da Formação Intercultural Educadores Indígenas (Fiei) da UFMG no campus Pampulha Foto: Raphaella Dias | UFMG

A Fundação Nacional dos Povos Indígenas (Funai) homenageou a UFMG pela defesa dos povos indígenas e das políticas indigenistas. A homenagem foi feita durante cerimônia em Brasília, na última sexta-feira, 13, em que foram celebrados os 57 anos da Funai.

Certificado de reconhecimento foi entregue a 57 instituições, ONGs e ministérios
Certificado de reconhecimento foi entregue a 57 instituições, ONGs e ministérios Foto: acervo UFMG

Além da UFMG, receberam a distinção outras 56 pessoas físicas, instituições, Organizações Não Governamentais (ONGs) indigenistas, embaixadas e ministérios. A Universidade Federal de Roraima (UFRR) foi a outra universidade contemplada.

A presidente da Fundação, Joenia Wapichana, justificou a homenagem a seus parceiros institucionais. Segundo ela, sem essa colaboração, “não seria possível resgatar a atuação da Funai depois de tantos anos de sucateamento e desvalorização”. A UFMG foi representada no evento pela pró-reitora adjunta de Assuntos Estudantis, Shirley Aparecida de Miranda.

A reitora Sandra Goulart Almeida disse que recebeu com muita alegria o reconhecimento da Funai. “A UFMG desenvolve uma série de ações direcionadas a estudantes indígenas. Além de garantir a reserva de vagas, propiciamos bolsas de permanência, assistência estudantil, inclusão digital, aprofundamento de habilidades e competências acadêmicas. Temos também uma série de iniciativas de valorização da cultura e dos saberes indígenas, de diálogo com lideranças e titulação de doutores por notório saber”, enumerou a reitora.

Sandra destacou ainda que a Funai “observa na UFMG a honradez que a Universidade também percebe na Fundação, que tem grande compromisso com os povos indígenas e grande capacidade de diálogo e de cooperação”. Ela concluiu assegurando que a Funai poderá contar sempre com a UFMG “para a materialização das ações de reparação histórica que precisam ser feitas”.

A cerimônia teve a presença das ministras dos Povos Indígenas, Sonia Guajajara, e do Meio Ambiente e Mudança do Clima, Marina Silva, e do ministro Wellington Dias, do Desenvolvimento e Assistência Social, Família e Combate à Fome do Brasil. Os ministérios também foram homenageados.

UFMG foi representada em Brasília pela pró-reitora adjunta de Assuntos Estudantis, Shirley Miranda (a quarta, em pé, partir da direita)
UFMG foi representada em Brasília pela pró-reitora adjunta de Assuntos Estudantis, Shirley Miranda (a quarta pessoa em pé, da direita para a esquerda) Foto: Funai | divulgação

Centro de Comunicação da UFMG (Cedecom)