UFMG e Secretaria de Estado da Saúde consolidam parcerias e vislumbram novas frentes de cooperação
Reitora Sandra Goulart e o secretário Fábio Baccheretti assinaram protocolo de intenções nesta terça-feira, dia 6
08 de janeiro de 2026 - Secretaria de Estado da Saúde de Minas Gerais, Sistema Único de Saúde, SUS, UFMG

A bem-sucedida cooperação mantida pela UFMG e pela Secretaria de Estado de Saúde (SES) foi reforçada nesta terça-feira, dia 6, com a assinatura de um protocolo de intenções entre as duas instituições. O acordo, com duração prevista de cinco anos, foi firmado na Cidade Administrativa, sede do governo de Minas, pela reitora Sandra Goulart Almeida e pelo secretário Fábio Baccheretti Vitor, em encontro que reuniu gestores das duas instituições.
Baccheretti avaliou como “histórica” a data escolhida para a formalização da parceria. “Estamos aqui para oficializar tudo o que fizemos juntos e que contribuiu para fazer a diferença para o povo mineiro nos últimos anos”, destacou. “A UFMG é patrimônio dos mineiros, e muito do que fazemos hoje não seria possível sem essa instituição”, disse o secretário, citando a triagem de 60 doenças feita pelo Teste do Pezinho, a estrutura de serviços ancorada na telessaúde e a retomada do transplante de pulmão no Hospital das Clínicas – ações não contempladas pelo protocolo de intenções, um instrumento que estabelece atribuições gerais para as partes envolvidas. “Essa parceria, portanto, já nasce com frutos, mas também lança sementes que vão gerar novos frutos, devendo se desdobrar em outros instrumentos”, explicou o secretário.
Ao saudar os resultados da parceria com a SES, a reitora Sandra Goulart avaliou que os últimos quatro anos – que coincidem com a gestão de Fábio Baccheretti – foram especialmente frutíferos. “A UFMG é uma universidade federal, mas seu DNA é mineiro. Trabalhamos para servir o povo de nosso estado. E o secretário teve a sensibilidade de perceber o nosso potencial na área de saúde”, elogiou.
A exemplo do que ocorreu na cerimônia de adesão ao projeto do Ministério Público de Minas Gerais (MPMG) de combate à violência contra a mulher, vários gestores da UFMG, entre pró-reitores e diretoras de unidades, estiveram presentes na Cidade Administrativa, o que, segundo a reitora, simboliza o compromisso da Universidade com o êxito da parceria.
A cooperação entre a UFMG e o governo de Minas Gerais na área de saúde se dá em múltiplas frentes, como a reitora Sandra Goulart e o secretário Fábio Baccheretti ressaltaram durante a cerimônia. Ela envolve, por exemplo, a colaboração do governo de Minas no financiamento dos estudos da Calixcoca, vacina terapêutica contra a dependência em cocaína e crack, e a participação na construção do Centro Nacional de Vacinas (CNVacinas). Ainda no campo da vacinação, SES e Escola de Enfermagem desenvolvem, desde 2021, um amplo projeto para melhorar as coberturas vacinais no Estado, por meio do Observatório de Pesquisa e Estudos em Vacinação (OPESV).
O instrumento
Entre as atribuições estabelecidas no protocolo de intenções, caberá à UFMG elaborar e executar estudos e projetos destinados à busca de soluções para problemas do Sistema Único de Saúde (SUS) em Minas Gerais, oferecer programas de formação e capacitação para profissionais de área, mobilizar sua rede de pesquisa e extensão para ampliar os efeitos dos projetos desenvolvidos, disponibilizar especialistas para contribuir com consultorias, oficinas e suporte técnico e envolver estudantes de graduação e pós-graduação nos projetos com a finalidade de promover formação acadêmica e prática em saúde pública.
Por seu turno, a SES ficará encarregada de mapear os principais desafios enfrentados pelo SUS em Minas Gerais, garantir à UFMG o acesso a dados e informações sobre a saúde pública do estado, implantar políticas públicas com base nos resultados dos estudos desenvolvidos em parceria com a Universidade, mobilizar e viabilizar a participação de gestores em programas de treinamento ministrados pela UFMG e oferecer campos de formação acadêmica e profissional para estudantes e pesquisadores da Universidade.

Projetos estratégicos
Durante a cerimônia, a equipe da SES apresentou cinco projetos estratégicos para o governo de Minas Gerais com colaboração decisiva da UFMG. O mais avançado deles, lançado em 2024, são as teleconsultorias do projeto TeleMaisSaúde por meio do qual profissionais da atenção básica de saúde de todo o estado são orientados a distância por especialistas do Hospital das Clínicas da UFMG. Em pouco mais de um ano, o índice de resolutividade já alcança 83%. “Isso significa que, de cada 10 pacientes que buscam o serviço, oito não precisam recorrer a especialistas”, resumiu o secretário de Saúde.
As outras iniciativas, ainda em processo de formalização, envolvem a implantação de uma linha de cuidado para o infarto agudo do miocárdio no âmbito do Sisu, a criação de uma capacitação em gestão de dados para servidores, a incorporação de medicamentos judicializados e a produção de notas técnicas também no campo da judicialização da saúde. Participam das tratativas para alinhavar esses projetos as faculdades de Farmácia, Direito e Medicina, a Escola de Enfermagem, o Hospital das Clinicas e o Departamento de Ciência da Computação (DCC) do ICEx.
Acompanharam a reitora Sandra Goulart no evento de assinatura de protocolo de intenções o chefe de gabinete Rui Rothe-Neves, os pró-reitores Fernando Reis (Pesquisa) e Glaucinei Corrêa (Extensão), o diretor do Hospital Risoleta Tolentino Neves, Pedro Vidigal, as diretoras da Faculdade de Farmácia, Ana Paula Lucas Mota, da Escola de Enfermagem, Sônia Maria Soares, e de Cooperação Institucional, Zélia Lobato, e o professor Wagner Meira, do DCC.
Centro de Comunicação – Cedecom