UFMG investe recursos próprios para potencializar inovações no ensino


27 de maio de 2019


Há dois anos, foram lançadas novas diretrizes curriculares nacionais para os cursos de farmácia no Brasil, e um dos pilares da proposta é a aplicação das chamadas metodologias ativas de ensino, nas quais o estudante é protagonista de seu processo de aprendizagem. Para cumprir essa orientação, a Faculdade de Farmácia está implantando o seu Laboratório de Competências Clínicas (LabClinFar), com recursos do Programa de Apoio a Projetos Estruturantes de Laboratórios para o Ensino de Graduação (Paleg 2018).


O Paleg integra uma política orientada pelo princípio da flexibilização curricular, pelo respeito à diversidade das áreas, buscando a interdisciplinaridade e a transdisciplinaridade.

Essa demanda, segundo a professora Clarice Chemello, do Departamento de Farmácia Social, coordenadora do laboratório, surgiu da necessidade do farmacêutico ter sua atuação centrada em três eixos: pessoa, família e comunidade. “No laboratório, o estudante será estimulado a desenvolver todas as competências necessárias. Ele vai articular conhecimentos teóricos e técnicos, treinará suas habilidades e aprenderá a construir atitudes em sintonia com essas diretrizes”, afirma.

O LabClinFar é uma das estruturas que receberam recursos do Paleg para auxiliar a criação, a modernização ou a reestruturação de laboratórios de ensino na UFMG. “O apoio do Programa é essencial para a implantação do Laboratório, que, sem esse financiamento, levaríamos muito mais tempo para conseguir”, sustenta a professora.

Atividade no Laboratório de Práticas de Enfermagem. Foto: Rosânia Felipe | Escola de Enfermagem

Prioridade absoluta

Em 2018, a UFMG lançou edital que destinou pouco mais de R$ 2 milhões de recursos próprios para o programa, que beneficiou 17 das 20 unidades acadêmicas. Ao todo, 33 propostas foram apresentadas. A reitora Sandra Regina Goulart Almeida afirma que o Paleg é resultado de uma política que busca valorizar as atividades de graduação e atender a uma demanda da comunidade, refletindo, ainda, uma preocupação com uma formação sintonizada com as exigências do século 21. 

“Mesmo com toda a dificuldade financeira que tem enfrentado, incluindo o recente bloqueio orçamentário, a Universidade não vai medir esforços para investir recursos naquilo que é essencial para que a Instituição cumpra sua missão. E a formação de nosso estudante de graduação é uma prioridade institucional absoluta”, destaca a reitora. Segundo ela, a UFMG manterá o apoio às propostas aprovadas no edital de 2018 e “está trabalhando ativamente para reverter o bloqueio orçamentário deste ano de forma a dar continuidade a essa importante ação”. 

De acordo com a pró-reitora de Graduação, Benigna de Oliveira, o Paleg integra uma política orientada pelo princípio da flexibilização curricular, pelo respeito à diversidade das áreas, buscando a interdisciplinaridade e a transdisciplinaridade. “Selecionamos propostas com potencial para gerar inovações no ensino e com capacidade para atender estudantes de vários cursos”, afirma a pró-reitora. Um exemplo desse alcance é o Laboratório de Introdução à Computação (Laico), coordenado pelo ICEx, que deverá atender 20 formações – do curso de Física ao de Cinema de Animação e Artes Digitais. 

Caso desejem, os laboratórios receberão suporte da Diretoria de Inovação e Metodologias de Ensino na Graduação (GIZ). A diretora do órgão, Maria José Batista Pinto Flores, argumenta que as instalações físicas de um laboratório não garantem, por si mesmas, a apropriação significativa do conhecimento. “É necessário que o processo de ensino esteja articulado a uma proposta pedagógica capaz de dar sentido ao que se produz nesses ambientes”, defende a professora. “Por isso, a implementação do Paleg está sustentada em objetivos focados na ressignificação das relações de ensino-aprendizagem”, complementa a diretora.

Avaliados pela Câmara de Graduação, os projetos aprovados atendem ao menos dois dos seguintes propósitos: introduzir novas metodologias pedagógicas ou avanços tecnológicos no ensino de graduação; promover atividades didáticas que contribuam para a melhoria de indicadores como evasão, retenção, rendimento médio e tempo de integralização curricular; desenvolver projetos que integrem ensino, extensão e pesquisa; criar condições para o desenvolvimento de práticas de ensino-aprendizagem-avaliação mais interativas e colaborativas; ampliar a oferta de atividades acadêmicas curriculares para os cursos de graduação com funcionamento no turno noturno. 

Alcance

Os benefícios proporcionados pelo Paleg são destacados por professores que coordenaram as propostas enviadas à Pró-reitoria de Graduação. O professor Alexandre Uhlein conta que os recursos recebidos pelo Instituto de Geociências serão usados na compra de microscópios para estruturar o Laboratório de Petrografia Microscópica. “Atendemos estudantes de Geologia e poderemos receber também graduandos de Geografia e de Engenharia de Minas”, informa Uhlein, que é chefe do Departamento de Geologia.

No Instituto de Ciências Agrárias, em Montes Claros, os recursos serão empregados na reestruturação do Laboratório de Informática, que, segundo o professor Alcinei Místico, não estava suficientemente atualizado para oferecer suporte ao ensino. Sua estrutura é usada por turmas de várias disciplinas. “Apenas na minha disciplina [Estatística Experimental], 170 estudantes de graduação e pós-graduação utilizam laboratórios de informática neste semestre”, estima o professor do ICA.

A biblioteca-laboratório da Escola de Ciência da Informação (ECI), por sua vez, desenvolverá atividades didáticas para contribuir com o esforço de redução de indicadores como evasão, retenção e tempo de integralização curricular, explica a professora Ligia Moreira Dumont, coordenadora da proposta. O laboratório também planeja desenvolver projetos inovadores que integrem ensino, extensão e pesquisa, contribuindo para que as ações de extensão e pesquisa sejam incorporadas aos projetos pedagógicos como atividades complementares integralizadoras de créditos na graduação. Além dos estudantes de Biblioteconomia, o laboratório vai receber graduandos de Arquivologia e Museologia. 

Propostas

Laboratórios de Ensino das Ciências Naturais
Unidade: Faculdade de Educação (FaE) 
Cursos atendidos: Química, Física, Ciências Biológicas, Pedagogia, Formação Intercultural para Educadores Indígenas e Licenciatura em Educação do Campo

Laboratório de Informática 
Unidade: Instituto de Ciências Agrárias (ICA) 
Cursos atendidos: Agronomia, Zootecnia, Engenharia de Alimentos, Engenharia Florestal, Engenharia Agrícola e Ambiental e Administração

Laboratório de Microscopia 
Unidade: Instituto de Geociências (IGC) 
Cursos atendidos: Geologia, Engenharia de Minas e Geografia

Laboratório de Aula Prática de Biologia Molecular 
Unidade: Escola de Veterinária 
Cursos atendidos: Aquacultura e Medicina Veterinária

Laboratório de Competências Clínicas 
Unidade: Faculdade de Farmácia
Curso atendido: Farmácia

Imagens Microscópicas ao Alcance de Todos (Imat) 
Unidade: Instituto de Ciências Biológicas (ICB) 
Cursos atendidos: Ciências Biológicas, Farmácia, Aquacultura, Medicina Veterinária, Enfermagem, Odontologia, Medicina, Biomedicina, Nutrição, Fonoaudiologia, Tecnologia em Radiologia

Núcleo de Antropologia Visual 
Unidade: Faculdade de Filosofia e Ciências Humanas (Fafich)
Cursos atendidos: Ciências Sociais, Antropologia, Ciências Socioambientais, Jornalismo, Relações Públicas e Publicidade e Propaganda

Laboratórios de Ensino de Graduação do Departamento de Engenharia Elétrica 
Unidade: Escola de Engenharia 
Cursos atendidos: Engenharias: Elétrica, de Sistemas, de Controle e Automação, Aeroespacial e Química

Biblioteca-laboratório 
Unidade: Escola de Ciência da Informação (ECI) 
Cursos atendidos: Biblioteconomia, Arquivologia e Museologia

Laboratório de Artes Gráficas (Grafo) 
Unidade: Escola de Belas Artes (EBA)
Cursos atendidos: Artes Visuais, Design e Design de Moda

Laboratório de Introdução à Computação (Laico) 
Unidade: Instituto de Ciências Exatas (ICEx)
Cursos atendidos: Física, Matemática, Ciências Atuariais, Estatística, Geologia, Matemática Computacional, Cinema de Animação e Artes Digitais, Sistemas de Informação, Ciência da Computação, Química e 10 engenharias: Aeroespacial, Civil, de Minas, Metalúrgica, Química, Ambiental, de Produção, Elétrica, de Sistemas e de Controle e Automação

Sistema radiográfico digital nas clínicas 
Unidade: Faculdade de Odontologia 
Curso atendido: Odontologia

Laboratórios de Experimentação, Prototipagem e Maquetes
Unidade: Escola de Arquitetura 
Cursos atendidos: Design e Arquitetura e Urbanismo

Laboratório de Legislação e Políticas Públicas (Legislab)
Unidade: Faculdade de Direito 
Cursos atendidos: Direito, Ciências do Estado e Gestão Pública

Laboratório de Edição 
Unidade: Faculdade de Letras (Fale)
Curso atendido: Letras

Laboratórios de Planejamento e Gestão em Saúde (Laplange) e de Práticas de Enfermagem
Unidade: Escola de Enfermagem
Cursos atendidos: Gestão de Serviços de Saúde, Enfermagem e Nutrição

Saúde Digital para o Profissional de Saúde do Futuro
Unidade: Faculdade de Medicina 
Cursos atendidos: Medicina, Fonoaudiologia e Tecnologia em Radiologia

Redação: Carol Carvalho / Jornalista da Pró-reitoria de Graduação