UFMG lança sua política de divulgação científica

Documento aprovado pelo Cepe define os princípios para a concepção, estruturação e prática da comunicação da ciência feita na Universidade

09 de julho de 2021 - , , , ,

Claudia Mayorga, Mario Campos e Sandra Goulart Almeida participaram do lançamento. Reprodução de tela: Raphaella Dias | UFMG

Durante a programação do Dia da Ciência, a UFMG lançou, na tarde dessa quinta-feira, 8, sua Política de Divulgação Científica. Aprovada em 27 de maio pelo Conselho de Ensino, Pesquisa e Extensão (Cepe), que também instituiu o Comitê para Discussão e Monitoramento da Política de Divulgação Científica (Comdici), o documento determina que, na UFMG, essa prática deve contemplar a reflexão ética, a escuta e abordagem interdisciplinar, o diálogo entre saberes, a equidade na valorização das diversas ciências e tecnologias e a articulação com as políticas públicas.

Segundo a reitora Sandra Regina Goulart Almeida, o lançamento da Política no dia em que se celebra a ciência mostra o compromisso da UFMG em promover reflexão sobre assuntos relacionados à ciência, tecnologia e inovação. A reitora acredita que disponibilizar esse tipo de informação para a sociedade é um dever das instituições públicas. “Nossa Política de Divulgação Científica foi articulada de forma transversal, envolvendo todos os setores da Universidade. Nosso objetivo é que a produção científica da UFMG ganhe visibilidade e que sua divulgação se consolide como ação permanente da instituição”, disse.

A reitora ainda ressaltou a necessidade do comprometimento da Universidade com a divulgação científica, citando o exemplo dos trabalhos realizados ao longo da pandemia de covid-19.

“Durante a pandemia, as universidades públicas produziram muitas pesquisas e atuaram, também, por meio do atendimento das demandas das comunidades mais vulneráveis, seja trabalhando para desenvolver testes e vacinas, seja oferecendo atendimento nos hospitais universitários, por meio do Sistema Único de Saúde (SUS). A divulgação do conhecimento nos dá a possibilidade de atender à sociedade”

afirmou a reitora da UFMG

O pró-reitor de Pesquisa da UFMG, Mario Montenegro Campos, também enfatizou a importância da comunicação da ciência no atual quadro de crise sanitária. Ele destacou que, no Brasil, 90% das pesquisas são realizadas por instituições públicas, que têm o dever de tornar suas produções acessíveis à sociedade. “Nossa política contribui para a exteriorização da ciência que a UFMG produz. Todos que pesquisam e desenvolvem ciência devem encontrar formas de dar vazão ao que produzem, pois somente assim a sociedade consegue compreender o trabalho dos pesquisadores e decide apoiar nossas instituições”, disse o pró-reitor. “O papel fundamental da divulgação científica ficou mais claro ainda durante a pandemia, quando muito foi produzido e precisou ser comunicado à sociedade.”

Diálogo de saberes

A Política de Divulgação Científica da UFMG foi elaborada de forma colaborativa, com a participação de professores, pesquisadores e estudantes. A pró-reitora de Extensão, Claudia Mayorga, fez questão de lembrar que a UFMG sempre realizou o trabalho de divulgar a sua ciência, mas ressaltou que a elaboração da diretriz possibilita ampliar o intercâmbio entre os saberes, o que gera a democratização do conhecimento.

“Com base na política, a divulgação científica da UFMG vai valorizar ainda mais o diálogo entre os saberes para construir processos participativos que produzam conhecimentos e tecnologia. É uma política ousada e inovadora, que aponta para o presente e para um futuro no qual a universidade pública reforça a sua missão na sociedade. Estamos construindo um ambiente reflexivo, contextualizando a produção científica e nos distanciando daquela ciência neutra e apolítica”, concluiu.

As diretrizes da Política de Divulgação Científica estão publicadas em edição especial do Boletim UFMG.

(Luana Macieira/Centro de Comunicação da UFMG)