UFMG ocupa 5ª posição em ranking mundial

13 de setembro de 2013

A UFMG manteve a quinta colocação entre as universidades brasileiras, e integra o grupo 481-490 na colocação mundial do QS World University Rankings 2013, avaliação anual divulgada esta semana que indica e compara o desempenho de 700 universidades em todo o mundo.

Entre a edição de 2012 e a deste ano, o agrupamento das universidades classificadas a partir da 400ª posição mudou. Até o ano passado, as universidades eram reunidas em grupos de 50 (a UFMG integrou o grupo 451-500 em 2012). A partir deste ano, passam a ser agrupadas em grupos de dez.

“Com os grupos de 50, era mais difícil aferir se tínhamos avançado na classificação. Com a mudança na metodologia e essa nova subdivisão em grupos de dez, vai ser mais fácil perceber e avaliar nosso progresso”, afirma o professor Renato de Lima Santos, pró-reitor de Pesquisa. Entre 2011 e 2012, a UFMG já avançara do agrupamento 501-550 para o 451-500.

Segundo Renato, a UFMG tem grande potencial de crescimento no ranking QS. “Alguns dos critérios de avaliação do ranking, como a pesquisa de opinião, têm grau elevado de subjetividade. Depende muito do interesse proativo dos convidados em responder a pesquisa. Nesse sentido, a tendência é que, com a sedimentação do sistema, a Universidade melhore ainda mais a sua avaliação”, aponta.

Atualmente, a USP é a primeira brasileira no ranking, ocupando a 127ª posição, seguida da Unicamp (215ª), UFRJ (284ª) e Unifesp (411-420).

(Centro de Comunicação da UFMG)