Acesso interno

UFMG orienta alunos sobre atuação no combate à pandemia

Comunicado pede que comunidade aguarde novas informações sobre programas.


03 de abril de 2020 - , ,


Após a realização de reunião remota em 2 de abril, a UFMG emitiu um comunicado à comunidade acadêmica abordando as políticas governamentais recentemente publicadas e que envolvem a participação de alunos da área da saúde no combate à pandemia de covid-19. A Universidade orienta que a comunidade aguarde novas informações, pois as medidas governamentais impactarão a formação dos estudantes, entre outros fatores, e precisam ser avaliadas cautelosa e oportunamente.

O comunicado destaca que o Edital Nº 4 do Ministério da Saúde deve estar subordinado à Lei de Estágio, mas não aborda a obrigatoriedade do seguro de vida por acidentes pessoais nem a garantia da orientação docente, itens previstos pela lei. Além do edital, são abordados a Portaria 356/2020, do Ministério da Educação (MEC), Portaria 492/2020, do Ministério da Saúde (MS) e a Medida Provisória (MP) nº 934, de 1º de abril de 2020.

Leia o comunicado completo

O documento é assinado pela professora do Departamento de Pediatria e assessora da reitora para a área da saúde, Cristina Gonçalves Alvim, e pela pró-reitora de graduação da UFMG, professora Benigna Maria de Oliveira.

Junto a elas, endossam o documento participantes da reunião virtual realizada em 2 de abril, incluindo diretores de unidades, coordenadores de colegiado e representantes discentes dos cursos de Enfermagem, Farmácia, Fisioterapia e Medicina, além de representantes da administração central da Universidade.