UFMG promove financiamento coletivo para apoiar HC e Risoleta Neves
Medida, que também poderá beneficiar a UPA Centro-Sul, se faz necessária devido ao aumento da demanda provocada pela pandemia causada pelo coronavírus
24 de março de 2020 - coronavírus, Covid-19, Doação, Hospital das Clínicas, Hospital Risoleta Neves, UFMG
A UFMG inicia nesta terça-feira (24/3) a campanha de financiamento coletivo que objetiva arrecadar recursos para aquisição de medicamentos, insumos, equipamentos e serviços destinados aos hospitais de Clínicas da UFMG, Risoleta Tolentino Neves e UPA Centro-Sul, os dois últimos gerenciados pela Universidade e pela Fundação de Desenvolvimento da Pesquisa (Fundep). A inciativa é uma parceria com o Instituto dos Advogados de Minas Gerais (IAMG) e a Fundep, fundação de apoio da UFMG.
A arrecadação busca apoiar essas unidades de saúde – de atendimento básico e de alta complexidade – na aquisição de insumos e materiais médico-hospitalares, como luvas, aventais, protetores faciais, máscaras cirúrgicas, suportes de soro; materiais de limpeza, como desinfetantes, álcool gel, papel toalha; medicamentos e serviços especializados.
Em razão do aumento de atendimentos à pandemia do COVID-19 e considerando um crescimento diário cada vez mais acentuado na taxa de pacientes, essas unidades começam a verificar uma queda expressiva em seus estoques e na capacidade de assistência à saúde.
O montante arrecado será gerido pela Fundep e utilizado no atendimento das vítimas diagnosticas com COVID-19, síndromes respiratórias agudas e demais emergências.
Interessados em contribuir poderão transferir, qualquer valor, para o Banco do Brasil (001), agência 1615-2, conta corrente 960.419-7 (CNPJ da Fundep 18.720.938/0001-41).
Quem desejar doar bens ou equipamentos poderá entrar em contato com a Diretoria de Relações Institucionais da UFMG por meio do telefone: (31) 3409-5555 ou pelo e-mail gab@copi.ufmg.br.
Ainda de acordo com a reitora da UFMG, não é possível estipular por quanto tempo a campanha de financiamento coletivo será mantida. “Não conseguimos fazer essa previsão. Neste momento, temos que fortalecer o Sistema Único de Saúde (SUS) e serviço essencial prestado à comunidade do Estado”, comenta.
A campanha de financiamento coletivo conta ainda com o apoio institucional da Justiça Federal de Minas Gerais, da Ordem dos Advogados do Brasil Seção Minas Gerais, da Associação do Ministério Público de Minas Gerais e da Associação dos Juízes Federais de Minas Gerais.
(Assessoria de Imprensa da UFMG)