UFMG promove live para orientar seus futuros estudantes

Evento nesta quarta vai explicar o processo seletivo do Sisu e procedimentos para registro e matrícula


24 de março de 2021 - , , ,


Vista aérea do campus Pampulha
Vista aérea do campus Pampulha, que poderá ser explorado em jogo virtual. Foto: Lucas Braga | UFMG

O ingresso na universidade é um momento especial na vida dos estudantes e costuma ser marcado por dúvidas e incertezas, principalmente quando essa chegada ocorre em meio à pandemia, que afeta os procedimentos de registro e matrícula para os calouros e todo o funcionamento da universidade. 

Para esclarecer as principais dúvidas dos seus futuros alunos, a UFMG promove, nesta quarta, dia 24, das 18h às 20h, uma live para fornecer as principais informações aos estudantes que pretendem se inscrever no Sistema de Seleção Unificada (Sisu) para concorrer a uma vaga. A live vai esclarecer as etapas do processo e antecipar informações sobre o acolhimento dos novos estudantes.

Durante o evento, será feita a leitura do edital da UFMG que regulamenta o processo de inscrição de candidatas e candidatos selecionados pelo Sisu e serão explicados os procedimentos a serem seguidos para registro e matrícula. A inscrição na Universidade para o primeiro período letivo de 2021 será realizada virtualmente, à exceção das bancas de verificação de condição étnico-racial (heteroidentificação, complementar à autodeclaração feita por candidatos negros) e de deficiência (PCD).

Todo o processo de seleção de candidatas e candidatos é realizado pelo Ministério da Educação (MEC), com base nas notas alcançadas pelos estudantes no Exame Nacional de Ensino Médio, o Enem. Depois da divulgação dos resultados, terá início o processo de inscrição no Sisu, o que deverá ocorrer de 6 a 9 de abril. A previsão é que os resultados sejam divulgados pelo MEC no dia 13 de abril. Na sequência, as universidades começam a chamar os selecionados para registro e matrícula. Na UFMG, essa etapa deve ocorrer entre o início de abril e o fim de maio.

Durante a live, todos os detalhes do processo de registro e matrícula serão esclarecidos pela diretora do Departamento de Registro e Controle Acadêmico (DRCA), Mara Inez Pires. Shirley Miranda e Juliana Silvas, da Pró-reitoria de Assuntos Estudantis (Prae), esclarecerão os procedimentos necessários para estudantes que necessitam fazer a validação da condição socioeconômica no momento do registro e da matrícula.

Já o professor Rodrigo Ednilson de Jesus, da Comissão de Ações Afirmativas, falará sobre o funcionamento da banca de heteroidentificação, e a diretora do Núcleo de Acessibilidade e Inclusão, Rosana Passos, falará sobre as ações de inclusão e bancas para pessoas com deficiência, documentos necessários para registro e matrícula e o processo de verificação e validação em suas diferentes etapas. A reitora Sandra Regina Goulart Almeida e o vice-reitor Alessandro Moreira farão a abertura do evento.

Confira a matéria completa no site da UFMG.


(Centro de Comunicação da UFMG)