UFMG recepciona calouros com reflexões sobre cidadania e defesa da democracia

Programação, que começa nesta segunda-feira, 20, terá aula-magna da ministra da Ciência, Tecnologia e Inovações, Luciana Santos.

17 de março de 2023 - , ,

Calouros serão recebidos com séries de atividades que começam em 20 de março
Calouros serão recebidos com séries de atividades que começam em 20 de marçoFoto: Lucas Braga | UFMG

Nesta segunda-feira, 20 de março, a UFMG dá início à programação de recepção aos calouros em 2023. Os cerca de 4 mil ingressantes do primeiro semestre letivo serão recebidos com conferências que abordam o tema Universidade, cidadania e defesa da democracia, ministradas por professores do Departamento de Comunicação Social da Faculdade de Filosofia e Ciências Humanas (Fafich) da UFMG. A programação conta ainda com aula magna da ministra da Ciência, Tecnologia e Inovação, Luciana Santos, além de apresentações culturais. Detalhes da programação podem ser consultados no site Viver UFMG, guia on-line que reúne informações básicas destinadas aos novos estudantes.

Em mensagem de boas-vindas aos calouros, a reitora Sandra Regina Goulart Almeida e o vice-reitor Alessandro Fernandes Moreira explicam que o início das atividades da UFMG, em 2023, se dá “sob o signo da esperança, sentimento que nos permite atravessar os tempos”. “Graças a ela, a UFMG superou dificuldades e vivenciou transformações que a tornaram referência em vários campos. A bordo da esperança, entramos num período mais favorável à valorização da ciência, da educação e de políticas públicas que atendam aos anseios da sociedade brasileira”, afirmam.

Nas boas-vindas, Sandra Goulart e Alessandro Moreira destacam também a qualidade do ensino ofertado pela UFMG, instituição que é, hoje, exemplo de inovação, nas mais diferentes áreas do conhecimento. “A UFMG alia excelência e relevância social e faz da cultura uma dimensão transversal e indissociável do seu fazer acadêmico. A Universidade que, a partir de agora, faz parte da vida de vocês é melhor, mais inclusiva do que era no início deste século e quer se tornar cada vez mais presente na vida das pessoas”, completam os dirigentes.

Leia o texto completo no site da UFMG.

Hugo Rafael – Centro de Comunicação da UFMG