UFMG retoma atividades acadêmicas na próxima semana
14 de dezembro de 2016
O Conselho Universitário, órgão máximo de deliberação da UFMG, decidiu apontar a próxima segunda-feira, 19, como o dia oficial de retomada do segundo semestre letivo de 2016, que deve ser finalizado até 16 de fevereiro de 2017. A reorganização do calendário acadêmico seguiu-se à decisão de professores e servidores técnico-administrativos de encerrar o movimento grevista contra a PEC 55, aprovada na terça-feira, 13, em segundo turno no Senado. Em nota, o Conselho Universitário determinou que as unidades devem ser desocupadas até o dia 18.
Realizada na terça-feira, dia 13, a reunião do Conselho Universitário ocorreu em caráter de urgência, convocada pelo reitor Jaime Ramírez para também discutir os episódios recentes de depredação do patrimônio da UFMG no campus Pampulha. A nota explica que em relação “às depredações do patrimônio da UFMG ocorridas no Centro de Atividades Didáticas 2 (CAD 2), na Faculdade de Letras e no Restaurante Universitário, a Reitoria informa que solicitou apuração das ações aos órgãos federais competentes e que tomará as providências cabíveis internas para averiguar as responsabilidades pelos graves atos mediante processo administrativo disciplinar”.
A nota informa, ainda, que “foi encaminhada ao governador do Estado de Minas Gerais, Fernando Pimentel, manifestação de repúdio à ação violenta da Polícia Militar dentro do Campus da UFMG em atitude inaceitável, inadequada e desnecessária”.
Readequação do calendário
Diante da diversidade da situação de cumprimento do calendário acadêmico, a decisão do Conselho Universitário foi de indicar data de retomada e de finalização das atividades acadêmicas. Respeitados esses prazos, “caberá às Congregações das Unidades Acadêmicas adequarem seus calendários locais de acordo com suas necessidades específicas, em consonância com o calendário da Universidade”.
Oportunamente, o Departamento de Registro e Controle Acadêmico (DRCA) encaminhará às unidades o detalhamento do calendário [Clique na imagem para melhorar a visualização].
Com Centro de Comunicação da UFMG.