UFMG Talks discute os desafios e aplicações da Inteligência Artificial na Saúde

16 de outubro de 2020 - , , ,

Na próxima terça-feira, 20 de outubro, a próxima edição do UFMG Talks em casa, integrada à programação da Semana do Conhecimento, vai debater os avanços da Inteligência Artificial aplicados à Saúde. Para a conversa, foram convidados os professores Marco Aurélio Romano Silva, do Departamento de Saude Mental da Faculdade de Medicina, e Wagner Meira Jr., do Departamento de Ciência da Computação.

Do campo de busca do Google, passando pela mediação algorítmica e desembarcando em carros e sistemas dotados de capacidade de aprendizado, a chamada Inteligência Artificial (IA) está cada vez mais presente no cotidiano. E a saúde é uma das áreas onde inúmeras inovações têm sido aplicadas. Será que os médicos serão substituídos por robôs? Além dessa questão, a conversa traz os impactos das inovações tecnológicas na relação médico-paciente e quais habilidades devem ser desenvolvidas nos profissionais do futuro.

O UFMG Talks em casa é transmitido ao vivo, a partir das 19h, no canal da TV UFMG no YouTube (youtube.com/tvufmg) e na página da UFMG no Facebook (fb.com/ufmgbr). Após a apresentação, os convidados responderão a perguntas enviadas pelos internautas.

Convidados desta edição

Marco Aurélio. Foto: Arquivo Pessoal

Professor do Departamento de Saúde Mental da Faculdade de Medicina da UFMG, Marco Aurélio Romano Silva atua na área de neurociência, com ênfase em psiquiatria, medicina molecular, neuropsicofarmacologia e neuromodulação. É graduado (1990) em Medicina pela UFMG, onde também concluiu o doutorado em Bioquímica (1994).

Ele tem especialização (2000) em Psiquiatria pela Associação Brasileira de Psiquiatria, com experiência em Livre-docência pela Faculdade de Medicina da USP. Ex-Professor do Departamento de Farmacologia da UFMG. Foi coordenador do Serviço de Psiquiatria do Hospital das Clínicas da UFMG e Pró-reitor Adjunto de Pesquisa da UFMG. É membro Titular da Academia Mineira de Medicina.

Professor do Departamento de Ciência da Computação da UFMG, Wagner Meira Jr. pesquisa sistemas paralelos e distribuídos e mineração de dados, assim como a sua aplicação em redes sociais, cibersegurança, comércio eletrônico, recuperação de informação e bioinformática.

Wagner Meira Jr.. Foto: Foca Lisboa

Possui graduação (1990) e mestrado (1993) em Ciência da Computação pela UFMG, e doutorado (1997) na mesma área pela University of Rochester, nos Estados Unidos. É sub-coordenador do INCT-Cyber – Instituto Nacional de Ciência e Tecnologia para uma Sociedade Massivamente Conectada. Publicou mais de três centenas de artigos em periódicos e conferências de impacto e é co-autor dos livros Data Mining and Analysis – Fundamental Concepts and Algorithms (2014) e Data Mining and Machine Learning – Fundamental Concepts and Algorithms (2020), publicados pela Cambridge University Press.

Sobre o UFMG Talks

Da arte à física quântica. Das manifestações culturais à neurociência. Dos estudos sobre criminalidade à inteligência artificial. Esses temas e outros ganham visibilidade no UFMG Talks, espaço aberto e democrático para discutir a ciência e as pesquisas realizadas na UFMG que contribuem para o desenvolvimento da sociedade, não apenas sob o ponto de vista econômico, mas, principalmente, da saúde, do bem-estar e da qualidade de vida.

Uma vez por semana, pesquisadores da Universidade Federal de Minas Gerais apresentam suas pesquisas em um diálogo acessível que aproxime o público das principais discussões científicas.

O UFMG Talks é uma iniciativa da Pró-Reitoria de Pesquisa (PRPq) em parceria com o Centro de Comunicação (Cedecom) da UFMG e conta com o apoio da Fundação de Desenvolvimento da Pesquisa (Fundep).

(Com Assessoria de Imprensa da UFMG)