UFMG tem 2,2 mil vagas abertas para transferência externa e obtenção de novo título

Inscrições podem ser feitas até 25 de janeiro.

13 de janeiro de 2023 - , , ,

Estudantes no campus Montes Claros, sede dos cursos de Agronomia e Zooctecnia
Estudantes no campus Montes Claros, onde são oferecidas 194 vagas. Foto: Amanda Lelis | UFMG

Estão abertas as inscrições para o processo seletivo de transferência externa e obtenção de novo título da UFMG. As duas modalidades oferecem 2.244 vagas, sendo 2.050 para os campi de Belo Horizonte e 194 para o campus de Montes Claros.

Podem se inscrever estudantes de outras instituições de ensino superior (nacionais ou estrangeiras) e pessoas graduadas que desejam cursar nova graduação.

As inscrições devem ser feitas exclusivamente no site da Copeve até as 17h do dia 25 de janeiro. O valor da taxa de inscrição é de R$ 205. O candidato poderá solicitar isenção integral ou parcial da inscrição, conforme condições descritas no edital, que traz o quadro de todos os cursos que oferecem vagas. Apenas uma inscrição por candidato será permitida.

Para os cursos que não tenham provas específicas de habilidades, haverá uma única etapa, que corresponderá às notas obtidas nas provas do Enem entre os anos de 2017 e 2022.

No caso dos cursos com provas específicas de habilidades (Cinema de Animação e Artes Digitais, Dança, Design de Moda, Música e Teatro), o processo seletivo consistirá de duas etapas. A primeira corresponderá às notas das provas objetivas do Enem. A segunda será composta de provas presenciais e não presenciais específicas de habilidades.

O resultado final será divulgado no dia 10 de março.

Modalidades

No caso do acesso por transferência externa, é necessário que o candidato tenha vínculo ativo com outra Instituição de ensino superior no segundo semestre de 2022 e integralizado, no mínimo, 300 horas da carga horária do seu curso na instituição de origem.

Para a obtenção de novo título, só serão aceitos pedidos de portadores de diploma de curso de graduação reconhecido pelo Ministério da Educação, desde que não seja de licenciatura curta.

Centro de Comunicação da UFMG