Últimos dias para inscrições para revalidação de diplomas

13 de maio de 2015

Os interessados em participar da Revalidação de Diplomas de Graduação têm até as 23h59 de 19 de maio de 2015 para realizar a inscrição. O formulário completo de inscrição está disponível online pelo site da Pró-Reitoria de Graduação da UFMG (Prograd).

Para o curso de Medicina, a taxa será de R$ 1.330,15 e o valor deve ser pago até 20 de maio de 2015. A documentação solicitada no edital deve ser enviada à UFMG no período de 20 a 26 de maio de 2015 (data do carimbo dos correios), por meio dos serviços de encomenda expressa (Sedex – Brasil).

Em 2014, a Revalidação do Diploma Médico Estrangeiro contou com 859 inscritos, sendo 145 aprovados na prova teórica e 121 aprovados na prova prática (14% do total). Para revalidar o diploma obtido no estrangeiro, os médicos precisam realizar provas de conhecimentos gerais nas áreas de clínica médica, pediatria, cirurgia, tocoginecologia e saúde pública. Já na parte prática, a prova de habilidades médicas abrange quatro áreas: clínica médica, ginecologia e obstetrícia, cirurgia e pediatria.

Segundo o presidente da Comissão Permanente de Diploma Médico Obtido no Estrangeiro (CPRDM), professor André Cabral, “há décadas a UFMG tem um processo legítimo e respeitado de revalidação, sempre buscando aprimorar os processos de inscrição e seleção, exigindo que o candidato esteja realmente apto a exercer a profissão”. Ele conta ainda que há todo um cuidado em propor questões que sejam bastante relevantes na prática médica, e que todas elas sejam tecnicamente referenciadas de modo que a prova atenda aos critérios de fidedignidade, validade e relevância social.

Perfil
No ano passado houve inscritos de 26 países, sendo que a maior parte obteve o diploma na Bolívia (50,41%), seguido por Cuba (14,78%). Entre os aprovados na Prova Teórica, 38,62% obtiveram o diploma na Bolívia e 17,93% no Paraguai. Entre os aprovados na Prova Prática, 39,67% obtiveram o diploma na Bolívia e 18,18% no Paraguai.

A revalidação da UFMG é procurada por médicos residentes em todos os estados do Brasil. O estado de São Paulo apresentou o maior número de inscritos (26,89%), seguido pelos estados de Mato Grosso do Sul (9,43%) e do Paraná (7,33%). O estado de Minas Gerais aparece na 4ª posição com 6,87% do total de inscritos.