UNA-SUS e Nescon são destaques em fórum internacional

11 de maio de 2015

Referência em Saúde Coletiva em âmbito mundial, o professor Titular da Faculdade de Medicina e diretor do Nescon, Francisco Campos, apresentou a experiência brasileira de qualificação em serviço de trabalhadores da saúde à comunidade internacional durante o Fórum Global de Inovação em Educação Profissional em Saúde (Global Forum on Innovation in Health Professional Education), realizado em abril, em Washington, EUA.

O evento reuniu estudantes e profissionais de saúde de nove países diferentes para debater as demandas e os desafios da educação permanente em saúde. Em oficina intitulada Prevendo o Futuro da Educação Profissional em Saúde, em tradução livre (Envisioning the Future of Health Professional Education), o professor expôs o funcionamento da Universidade Aberta do SUS (UNA-SUS), criada em 2010 para atender às necessidades de capacitação dos profissionais que atuam no sistema público de saúde Brasileiro.

O professor discorreu ainda sobre o cenário da Saúde no Brasil, destacando importância da Atenção Básica e das equipes de Saúde da Família nesse contexto. O Programa Mais Médicos, implantado no País em 2013, que além de levar profissionais para áreas remotas, oferece a eles a oportunidade de fazer um curso de especialização a distância, foi outro tópico das discussões. “É preciso construir novos cenários para a saúde no Brasil. Para isso, é necessário investir em clínicas de cuidados primários e centros comunitários; determinantes sociais da saúde e promoção da Atenção Básica; bem como no estudo centrado no aluno, com aprendizagem ativa e crítica”, explicou.

Durante o evento, Arthur Kaufman, um dos mais conhecidos líderes do movimento Beyond Flexnes nos Estados Unidos e diretor do centro de ciências da saúde da Universidade do Novo México (The University of New Mexico Health Science Center), ressaltou a contribuição brasileira para o Fórum. “Tenho aprendido muito sobre as mudanças na educação que vem do Brasil”, refletiu.

A cobertura completa do Global Forum on Innovation in Health Professional Education está disponível aqui (em inglês).

UNA-SUS
O Sistema Universidade Aberta do SUS (UNA-SUS) foi criado pelo Ministério da Saúde em 2010 com o objetivo de qualificar os profissionais do Sistema Único de Saúde (SUS) para atender as necessidades e demandas de saúde da população. É composto por três elementos: a Rede colaborativa de instituições de ensino superior (são, atualmente, 36 instituições associadas), o Acervo de Recursos Educacionais em Saúde (Ares) e a Plataforma Arouca.

Os cursos ofertados pela Rede têm enfoque prático e dinâmico, utilizando casos clínicos comuns, são inteiramente gratuitos e na modalidade a distância.

Mais informações sobre a instituição podem ser obtidas no site do evento.