Unaí Tupinambás, da Medicina, e Rodrigo Ednilson, da FaE, recebem comenda da Câmara de BH
Indicados por Bruno Pedralva, do PT, e Iza Lourença, do PSOL, eles foram reconhecidos, respectivamente, pelo trabalho em ações afirmativas e pela atuação na pandemia
14 de dezembro de 2023 - Grande Colar do Mérito Legislativo da Câmara Municipal, Homenagem, Infectologia, UFMG
Os professores Rodrigo Ednilson, da Faculdade de Educação (FaE),e Unaí Tupinambás, da Faculdade de Medicina, receberam, na última terça, 12, aniversário de Belo Horizonte, o Grande Colar do Mérito Legislativo da Câmara Municipal. A homenagem foi feita a 50 pessoas, das mais diversas áreas, indicadas pelos vereadores e por um conselho de agraciamento. A cerimônia foi conduzida pelo presidente da Câmara, vereador Gabriel (sem partido).
A homenagem ao infectologista Unaí Tupinambás foi proposta por Bruno
Pedralva, do PT. Unaí trabalhou intensamente em diversas frentes de combate à pandemia e integrou o Comitê de Enfrentamento à Covid-19 da Prefeitura.
“Ao me indicar para receber o Colar, o vereador quis demonstrar reconhecimento também a todos os trabalhadores da área da saúde, especialmente do SUS, que lutaram brava e obstinadamente, desde o início, contra a covid e o negacionismo que ameaçou os esforços de tanta gente. Ele reconhece também, por exemplo, o trabalho dos pesquisadores do CTVacinas, que estão desenvolvendo com sucesso a primeira vacina genuinamente brasileira”, afirma Unaí.
Rodrigo Ednilson foi escolhido pela vereadora Iza Lourença, do PSOL, que foi aluna da UFMG e presidiu o Diretório Central dos Estudantes (DCE). O professor da UFMG atuou como consultor quando Iza resgatou, na Câmara, comissão dedicada à prevenção do genocídio de jovens negros. O gesto da vereadora reconhece esse trabalho conjunto recente e o diálogo com Rodrigo, já de longa data, nos temas relacionados às ações afirmativas.
“Essa comenda é entregue a pessoas, individualmente, mas constitui, mais ainda, um reconhecimento a várias outras pessoas e a grupos cujo trabalho em prol da diversidade tem impacto coletivo e vai beneficiar também as próximas gerações”, diz Rodrigo.
Com Centro de Comunicação Social da UFMG (CEDECOM)