Unaí Tupinambás e Ana Paula Fernandes são homenageados na ALMG por atuação na pandemia

Professores da UFMG receberam “votos de congratulações” da Comissão de Educação, Ciência e Tecnologia da Assembleia Legislativa


16 de dezembro de 2021 - , , , ,


Ana Paula Fernandes (à direita), Beatriz Cerqueira e Unaí Tupinambás:
Ana Paula Fernandes (à esquerda), Beatriz Cerqueira e Unaí Tupinambás: ‘memória coletiva’. Foto: Taís Ferreira | ALMG

Os professores Ana Paula Fernandes, da Faculdade de Farmácia, e Unaí Tupinambás, da Faculdade de Medicina da UFMG, receberam, nessa quarta-feira, 15, na Assembleia Legislativa de Minas Gerais, “votos de congratulações” pelo trabalho desenvolvido ao longo da pandemia de covid-19 . A iniciativa foi da Comissão de Educação, Ciência e Tecnologia.

Ana Paula é pesquisadora do Centro de Tecnologia em Vacinas e Diagnóstico (CTVacinas) da UFMG e coordenadora da área de diagnóstico de covid-19 da Rede Vírus do Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovações (MCTI). Unaí é infectologista e integra os comitês de enfrentamento da covid da UFMG e da Prefeitura de Belo Horizonte.

Os outros homenageados foram Rômulo Paes de Sousa, pesquisador da Fiocruz Minas, Carla Anunciatta de Carvalho, presidente do Conselho Municipal de Saúde de Belo Horizonte, e Ederson Alves da Silva, vice-presidente do Conselho Estadual de Saúde.

“Em quase 2 anos de pandemia, vimos a dor das famílias, o negacionismo por parte de governantes e a politização do vírus da covid-19. Por isso, desde 2020, buscamos fortalecer as instituições de pesquisa, de saúde e o SUS. Por meio de várias iniciativas, o Legislativo criou leis e proveu investimentos, por meio de emendas ao orçamento do estado”, disse a deputada Beatriz Cerqueira (PT), presidente da Comissão de Educação, Ciência e Tecnologia. “Hoje, com esta homenagem, celebramos e escrevemos na memória coletiva o importante trabalho de vocês a favor da sociedade durante essa pandemia da covid-19”, afirmou, dirigindo-se aos homenageados.

Redenção em 2022

O professor Unaí Tupinambás estendeu o reconhecimento aos colegas da UFMG, aos trabalhadores do SUS e membros do Comitê de Enfrentamento à covid-19 da PBH. “

Vivemos situações muito complicadas, com ataques de setores negacionistas, mas tivemos o apoio da Comissão de Educação. Colocamos SUS e os institutos de pesquisa em pauta, e eles sairão mais fortalecidos. A imprensa também foi grande parceira. Graças ao SUS, ganhamos a pauta da vacinação: a população aderiu, o que se reflete na queda da mortalidade e internação por covid. A pandemia não acabou, mas caminhamos para uma endemia, temos que reduzir ainda mais a taxa de mortalidade. Espero que 2022 seja ano da nossa redenção”

afirmou Unaí Tupinambás

Ana Paula Fernandes afirmou que a ALMG tem um “olhar de sensibilidade para as questões relacionadas à pandemia e à educação, que vice um momento crítico”. Ela agradeceu o apoio ao CTVacinas e também à iniciativa do Centro Nacional de Vacinas. “Esse projeto tem importância especial para nosso país, que importa tecnologia e paga caro. Certamente vamos colher frutos muito importantes. Espero que o Centro traga soluções para doenças negligenciadas pela indústria farmacêutica, como a malária”, disse a professora. “Para vencermos o déficit tecnológico e de infraestrutura para pesquisa em imunizantes, é crucial o suporte do Legislativo”, continuou Ana Paula, que destacou o trabalho de outras mulheres pesquisadoras e o papel da UFMG, “que nos dá condições para trabalhar”.


(Centro de Comunicação da UFMG com Assessoria de Imprensa da deputada estadual Beatriz Cerqueira [PT])