União de músicos latinos embala 1ª Quinta Cultural

21 de maio de 2015

Grupo que mistura ritmos da América Latina divertiu público no campus Saúde

Lucas Rodrigues

Tem tambor, teclado, chique-chique, percussão, saxofone. Tem gente brasileira, chilena, cubana e colombiana. Olhos nos olhos, sorrisos entre os dez músicos, tentativas de interação com a plateia. A Unión Latina de ritmos, tambores e metais, criada em Belo Horizonte em 2005, ofereceu doses de descontração aos alunos, funcionários, pacientes e visitantes do campus Saúde.

A estudante do 7° período de Medicina, Isabela Ribeiro.

A estudante do 7° período de Medicina, Isabela Ribeiro. Foto: Lucas Rodrigues

Entre esses estudantes estava Isabela Ribeiro, que cursa o 7° período de Medicina. Para ela, esse tipo de lazer, além de representar uma “fuga” da rotina, contribui para a saúde em geral. “Nós vivemos em função do curso e passamos boa parte do dia na Faculdade, sobrando pouco tempo pra lazer, hobbies. Tanto que a taxa de depressão entre os alunos de Medicina é muito alta. Então é bom dar uma variada, ouvir uma música diferente”.

“Promover isso no horário de almoço, inclusive, é ótimo, porque reúne mais estudantes e pacientes, que às vezes estão nas filas dos ambulatórios, hospitais e passam o dia aqui. Fora que não atrapalha o trabalho de ninguém”, acrescenta Isabela.

Um dos vocalistas da Unión Latina, que já contou ainda com integrantes mexicanos e uruguaios, o colombiano Javier Galindo garante que os percalços da profissão se confundem com os momentos de lazer e compara uma apresentação musical a uma sessão de ioga. “Você é confrontado a mudar alguma coisa. Quando você ouve uma música, você se abre pra ela, mesmo não enxergando. Você pode escutá-la à distância. Às vezes, isso te faz querer dançar, bater o pé, gritar ‘arriba’”!

Show da banda Unión Latina inaugurou Quinta Cultural em 2015

Show da banda Unión Latina inaugurou Quinta Cultural em 2015. Foto: Bruna Carvalho

De acordo com Galindo, apesar da diversidade cultural, todos os ritmos da Unión Latina são muito próximos, e o Brasil ajuda a criar essa identidade. “Cantamos em espanhol, mas se não tiver um tambor, por exemplo, vai faltar alguma coisa, pode comprometer o samba. A ideia é misturar os ritmos latino-americanos, com o universo amplo da salsa, música caribenha. Acaba que o Brasil reúne muito dessas culturas, é parecido, por exemplo, com a Colômbia. Aqui tem de tudo um pouco, relação com o público, tem gente que dança, relaxa”, observa.

Em meio à pluralidade de culturas, ritmos e ideias, uma parecia unânime entre os presentes: onde tem lazer e diversão, falta espaço pro cansaço.

A seguir, um trecho da apresentação:

Union Latina – 21-05-15

Quinta Cultural

A Diretoria de Ação Cultural da UFMG (DAC) promove, no campus Saúde da UFMG, uma atração cultural gratuita e aberta ao público, às 12h30, sempre na última quinta-feira do mês.

O projeto, chamado Quinta Cultural, é realizado em parceria com a coordenação do campus Saúde e Assessoria de Comunicação da Faculdade de Medicina da UFMG e oferece espetáculos de música, dança ou teatro no espaço do campus.