Uso de analgésicos com opioides chega a 30% na população idosa brasileira com dores frequentes


13 de março de 2023 - , ,


Imagem: ELSI/Brasil.

Estudo com participação da professora aposentada da Faculdade de Medicina, Maria Fernanda de Lima e Costa, mostrou que cerca de 30% dos idosos brasileiros que sentem dores frequentemente, tomam analgésicos com opioides, como codeína ou morfina. A pesquisa foi publicada pela revista The Lancet Regional Health – Americas e está disponível online.

A pesquisa analisou dados de mais de nove mil pessoas com 50 anos ou mais por todo o país e é parte do Estudo Longitudinal da Saúde dos Idosos Brasileiros (ELSI-Brasil), financiado pelo Ministério da Saúde. 

Coautora do artigo, a professora Maria Fernanda de Lima e Costa, aposentada desde 2014, é coordenadora geral do ELSI-Brasil. Maria Fernanda é mestre e doutora em Infectologia e Medicina Tropical pela UFMG e possui diversos trabalhos na área de saúde pública e epidemiologia do envelhecimento.

ELSI-Brasil

O ELSI-Brasil tem como objetivo investigar os determinantes sociais e biológicos do envelhecimento e suas consequências para o indivíduo e a sociedade. A iniciativa de pesquisa é longitudinal, de base domiciliar, conduzida entre adultos com 50 anos ou mais, residentes em 70 municípios situados nas cinco regiões do país. 

O estudo é coordenado pela UFMG e pela Fundação Oswaldo Cruz – Minas Gerais (Fiocruz-MG).