Videoconferências mensais abordam o uso da simulação em saúde

Encontros acontecem toda primeira terça-feira do mês, às 12h, na sala do Cetes.

24 de julho de 2018

A Faculdade de Medicina da UFMG e o Centro de Tecnologia em Saúde (Cetes) recebem, toda primeira terça-feira do mês, videoconferências com temas relacionados à simulação em saúde. Podem participar dos encontros dos “Grupos de Interesses Especiais em Simulação em Saúde” (SIG Sim Saúde) alunos, professores e demais interessados no assunto.

O SIG Sim Saúde pertence à Rede Universitária de Telemedicina (Rute), que conta com sessões colaborativas em que profissionais de saúde das instituições pertencentes à rede se reúnem para discutir, virtualmente, temas de ensino, pesquisa e assistência.

Videoconferências com temas relacionados à simulação em saúde são realizadas mensalmente. Foto: Guilherme Silva (Cetes).

Cada instituição parceira conta com um SIG, que tem temas como pediatria, cirurgia, endocrinologia, enfermagem de alta complexidade, reanimação cardiopulmonar, dentre outros. Na Faculdade de Medicina, o SIG foi idealizado pela professora do Departamento de Pediatria, Maria do Carmo Barros de Melo; pela professora convidada do Laboratório de Simulação da Faculdade, Monalisa Gresta; e pela assessora de projetos do Cetes, Monica Pena de Abreu.

De acordo com a professora Monalisa Gresta, discutir a simulação em saúde é importante, já que o tema tem sido muito utilizado tanto no ponto de vista acadêmico quanto assistencial. “O Laboratório de Simulação daqui já tem a expectativa de expandir. A Faculdade de Medicina da UFMG tem expertise de como montar um laboratório de simulação em um contexto público, através de projetos e captação de recursos. São assuntos pertinentes para agregar pessoas de vários lugares para discutir o tema”, avalia.

A sala de videoconferência do Cetes foi homologada pela Rute e, por isso, pode coordenar sessões sobre simulação, além de acompanhar as atividades dos outros Sigs. Para isso, segundo Monalisa, foi preciso criar um projeto, em 2016, para explicar se o assunto era coerente com as redes, dentro do contexto da saúde e da tecnologia.

As videoconferências são realizadas mensalmente, das 12h às 13h, na sala de videoconferência do Cetes, no 6º andar da Unidade. Certificados de participação são emitidos pelo Centro de Extensão da Faculdade de Medicina da UFMG.

O papel do Briefing na Pré-Simulação

O primeiro encontro do SIG Sim Saúde neste segundo semestre abordará o tema “O papel do Briefing na Pré-Simulação”, no dia 7 de agosto, às 12h, na sala de videoconferência do Cetes.

A discussão será conduzida pela enfermeira e subcoordenadora do SIG Sim Saúde, Monalisa Gresta. De acordo com Monalisa, a simulação clínica é considerada uma estratégia de ensino e aprendizagem essencial na educação em saúde. Por isso, é preciso criar um ambiente para que estudantes possam interagir ativamente entre si, de modo seguro, para a prática da simulação eficaz e uma aprendizagem reflexiva. “A fase que precede a simulação, conhecida como pré-briefing, briefing, ou pré-simulação, não tem sido explorada em toda a sua potencialidade. Esta fase é a que dá o “tom” de toda a experiência da Simulação e Debriefing”, explica.

A videoconferência será baseada no artigo “Establishing a Safe Container for Learning in Simulation”. Para Monalisa, um pré-briefing bem estruturado pode criar um ambiente psicologicamente seguro e positivo para o aprendizado.

Confira a programação completa das próximas videoconferências:

04/09/18: Simulação Interprofissional – Professora Ana Loiza Araújo – Universidade Federal da Paraíba

02/10/18: “O uso da Simulação no cuidado e manipulação de acessos vasculares: um olhar do Serviço de Controle de Infecção- Hospital Mãe de Deus” – Enfermeira Francyne Lopes – Hospital Mãe de Deus (Porto Alegre – RS).

06/11/18: “A experiência da monitoria Inter profissional com os acadêmicos de enfermagem e medicina da Unifesp” – Professoras Tânia Domingues e Sheila Coelho – Unifesp

13/11/18: “A utilização da simulação in situ com servidores e residentes de um Hospital Universitário” – Enfermeiro Emílio Carlos Alves dos Santos – Hospital Universitário Júlio Muller – UFMT.

04/12/18: “Avaliação SIG – Planejamento” – Professora Maria do Carmo e Professora Monalisa Gresta – UFMG

Mais informações: https://www.medicina.ufmg.br/cetes/