Virtual, Mostra Sua UFMG manterá conexão com estudantes do ensino médio
Inscrições para escolas e alunos estão abertas; visitação on-line ocorrerá de 1º a 5 de março
22 de fevereiro de 2021 - Evento, mostra, UFMG, Vestibular
Conhecer os campi da UFMG, suas salas de aula, laboratórios, espaços de convivência, lazer ou prática de esportes, áreas verdes, museus, cantinas e bibliotecas. Interagir com colegas da educação básica, estudantes universitários, professores e ex-alunos que já estão no mercado de trabalho. Obter informações sobre os 91 cursos de graduação e as inúmeras atividades complementares que garantem uma formação ampla e diferenciada. Tomar ciência de que a Universidade oferece políticas de inclusão, acessibilidade e assistência que favorecem a permanência dos estudantes em seus campi.
Esse ambiente de interação, que antes da pandemia de covid-19 era construído, de forma presencial, durante a Mostra Sua UFMG, será preservado neste ano com recursos que incluirão sobrevoo das unidades acadêmicas por meio de imagens geradas por drones, incursões pelos prédios com o recurso de imagens em 360º, webstories sobre cada curso e até um game que leva o estudante a descobrir quem é ele na Universidade. Além disso, de 1º a 5 de março, sempre às 9h30 e às 14h, haverá mesas de conversas na plataforma YouTube para discussão de assuntos diversos e tirar dúvidas sobre o ingresso no ensino superior.
Assim, ela acredita que estará mantida uma tradição de aproximação com os estudantes que já dura mais de 15 anos – desde 2004, o evento ocorre em formato presencial, com exceção dos anos de 2011, 2012 e 2013, quando foi realizado em formato virtual. Em 2019, em sua última edição presencial, a mostra reuniu cerca de 30 mil pessoas no campus Pampulha.
Em 2020, o evento foi interrompido em razão da emergência pública provocada pela pandemia de covid-19, mas, como destaca a reitora Sandra Regina Goulart Almeida, a Universidade não poupou esforços para se apresentar aos estudantes:
Tour de drones e encontros síncronos
Nesta edição da Mostra Sua UFMG, o tradicional tour pelo campus Pampulha e suas dependências será proporcionado por vídeos gerados com base em imagens de sobrevoos de drones e fotografias 360º. O passeio oferece videodescrição para pessoas cegas. Esse acervo, que vem sendo produzido desde o ano passado pelo Centro de Comunicação (Cedecom) da Universidade, também está disponível para o público, no Google Maps, e teve mais de 80 mil visualizações até o fechamento desta matéria.
Após a acolhida dos visitantes e apresentação da Universidade, no dia 1º de março, a partir das 9h30, pela reitora Sandra Goulart Almeida, pelo vice-reitor Alessandro Fernandes Moreira e pela pró-reitora de Graduação, Benigna Oliveira, o público poderá participar, ao longo da semana, de encontros virtuais de temática transversal, com tradução simultânea para a Língua Brasileira de Sinais (Libras) realizada pela equipe de intérpretes do Núcleo de Acessibilidade e Inclusão (NAI).
Nesses encontros síncronos (das 9h30 às 10h30 e das 14h às 15h), serão passadas informações sobre vida acadêmica, gestão do tempo e política de assistência estudantil (moradia universitária, auxílio-alimentação e transporte e ações de apoio aos estudantes indígenas, quilombolas e com deficiência, entre outros programas).
A programação desses bate-papos também inclui exposições sobre experiências de intercâmbio no exterior, oportunidades de estágio, empreendedorismo e inovação. Considerando o atual cenário de pandemia, haverá também um momento dedicado à exposição dos programas de inserção de estudantes de licenciaturas nas escolas de ensino básico e à experiência de atuação dos estudantes da área de saúde em plena pandemia.
“Essa é uma oportunidade para mostrar ao futuro candidato à graduação como ele pode usufruir de todas as oportunidades que a UFMG oferece para a construção de uma trajetória que vai além da formação tradicional, agregando atividades de pesquisa, de extensão, monitorias, intercâmbios, esporte e cultura, entre tantas outras”, informa Benigna.
Primeira opção
A estrutura de cada um dos 91 cursos de graduação e as possibilidades de atuação profissional serão narradas no formato de webstories.
Todo o material foi desenhado para ser atemporal, de modo que continuará atualizado nos próximos anos. A mostra virtual, na avaliação de Benigna Oliveira, não substitui a presencial, mas traz novas oportunidades de conhecimento e aprendizado.
“Acreditamos que informações fundamentais, como a política de inclusão e assistência da Universidade e suas inúmeras atividades de formação complementar, devem ser amplamente divulgadas, para que os estudantes, especialmente os da rede pública e aqueles em situação de vulnerabilidade socioeconômica, saibam que ingressar em uma instituição de ensino superior pública e de referência como a UFMG não é uma escolha inalcançável, nem reservada para poucos. Queremos que eles conheçam todas as oportunidades que a UFMG oferece e pensem na Universidade uma escolha possível – quem sabe a sua primeira escolha”, conclui a pró-reitora.
Ainda que seja um evento virtual, é recomendável que estudantes e escolas se inscrevam formalmente na página da Mostra. O sobrevoo por drones, as imersões em 360º e as webséries deverão estar disponíveis no site já na próxima semana. Os encontros síncronos ocorrerão no período de 1º a 5 de março, no canal da UFMG na plataforma YouTube. Veja a programação.
(Teresa Sanches – Centro de Comunicação da UFMG)