Visitantes mirins aprendem sobre anatomia no Cememor
Visitantes puderam conhecer um pouco da história da Medicina, bem como aprender sobre o funcionamento do corpo humano.
06 de junho de 2016
No dia 6 de junho, o Centro de Memória da Faculdade de Medicina da UFMG (Cememor) recebeu a visita da turma de alunos do segundo período da escola Balão Vermelho. Os visitantes puderam conhecer um pouco da história da Medicina, bem como aprender sobre o funcionamento do corpo humano.
As crianças, com idades entre cinco e seis anos, foram recebidas pela equipe do Cememor, a qual preparou um kit com artigos como os utilizados por médicos, como jalecos, máscaras e maletas para cada uma. De acordo com o estagiário do Centro, Alexandre Miranda, a ideia foi preparar uma atividade lúdica, que despertasse o interesse das crianças e pudesse ensinar em uma linguagem acessível.
Na ocasião, os alunos também tiveram uma aula sobre o funcionamento e a estrutura do corpo humano. Com o auxilio de uma réplica de esqueleto e um boneco utilizado em aulas de anatomia, os monitores da disciplina, Thiago Cordeiro e Victor Feracin, apresentaram, de forma interativa, onde se localizam alguns órgãos e suas funções. Os presentes puderam ouvir o som de batimentos cardíacos e dos pulmões como se estivessem utilizando um estetoscópio.
Rodrigo Cambraia, pai de um aluno, que acompanhou o percurso, acredita que “a visita é importante para que as crianças conheçam um pouco da história de uma profissão tão antiga como a Medicina e aprendam mais sobre o corpo humano, podendo ver na prática coisas aprendidas em sala”.
Alexandre Miranda ainda disse que a expectativa é que a Faculdade receba turmas de outras escolas. “A ideia é que cada vez mais visitantes venham ao Cememor. Trabalhar nessa parceria com as escolas é uma forma de levar este conhecimento para fora do Centro”, explica.