Vizinhança pode influenciar na depressão dos idosos

Pesquisa analisou a percepção de idosos brasileiros residentes em áreas urbanas sobre suas vizinhanças e a associação com a ocorrência de sintomas depressivos.


16 de janeiro de 2026 - , , ,


* Alexandre Temponi

A exposição a ambientes urbanos tem trazido impactos para a saúde mental dos idosos. É o que sugere pesquisa realizada pelo pesquisador do programa de Pós-graduação em Saúde Pública da Faculdade de Medicina da UFMG e convidado do Saúde com Ciência, Pablo Roccon.

Para saber mais sobre a pesquisa, acesse “Pesquisa aponta que 34% dos idosos em áreas urbanas apresentam sintomas depressivos”.

“A própria década do envelhecimento saudável da ONU reconhece a importância do ambiente residencial, do bairro e da cidade. O que a gente precisa é ampliar essa intervenção sobre o contexto e o ambiente urbano, com foco na promoção do envelhecimento saudável”.

Pablo Roccon

Ouça o podcast na íntegra:

Saúde com Ciência

No programa de rádio Saúde com Ciência desta semana, vamos conversar sobre uma pesquisa da Faculdade de Medicina da UFMG que mostra a relação entre a vizinhança e o surgimento de sintomas depressivos em idosos.

O Saúde com Ciência é produzido pelo Centro de Comunicação Social da Faculdade de Medicina da UFMG e tem a proposta de informar e tirar dúvidas da população sobre temas da saúde. Ouça na Rádio UFMG Educativa (104,5 FM) de segunda a sexta-feira, às 5h, 8h e 18h. Também é possível ouvir o programa pelas principais plataformas de podcasts.

* Alexandre Temponi – estagiário de Jornalismo

Edição: Alexandre Bueno