Você sabe o que é H. pylori?

Bacteria presente no organismo de metade da população pode causar complicações gastrointestinais e até mesmo levar ao câncer estomacal.


25 de janeiro de 2024 - , , ,


A Helicobacter pylori, mais conhecida como H. pylori é uma bactéria que atinge principalmente o estômago, e pode provocar diversos sintomas e complicações gastrointestinais. Ela está presente na metade da população mundial, segundo o Núcleo de Telessaúde Rio Grande do Sul. Ainda assim, muitas pessoas que possuem a bactéria em seu organismo desconhecem sua existência.

De acordo com o convidado do Saúde com Ciência e médico clínico e gastroenterologista do Hospital das Clínicas da UFMG, Gabriel Nino, a H. pylori é uma bactéria especialmente adaptada a viver em ambientes ácidos, como é o caso do estômago humano. “No ciclo de vida dessa bactéria, ela se adapta muito bem àquele pH ácido, ela desenvolveu mecanismos com os quais ela consegue sobreviver ali. E, morando na mucosa do estômago ou às vezes na mucosa do duodeno, ela pode promover uma inflamação”, explica o médico

Essa inflamação provocada pela H. pylori pode levar ao desenvolvimento de complicações como a gastrite, a doença ulcerosa e, em casos graves não tratados, ela pode levar até mesmo ao câncer de estômago. De acordo com o Instituto Oncoguia, a Helicobacter pylori é responsável por mais de 60% dos casos de câncer de estômago no Brasil.

A transmissão do H. pylori ocorre, principalmente, na infância. Isso porque a forma mais comum de contato com a bactéria se dá por via oral, por meio de contato com saliva contaminada, mãos sujas e hábitos de higiene pessoal precários.

Convivendo com a H. pylori

O gastroenterologista Gabriel Nino afirma que apesar da alta prevalência do H. pylori, nem todos aqueles que convivem com a bactéria irão manifestar sintomas ou desenvolver complicações.

“Vamos pensar em quantas pessoas vivem a vida inteira com essa bactéria, não desenvolvem câncer e vão morrer na vida avançada por outros motivos. Não necessariamente ter a bactéria significa que vai ter o câncer. A gente tem alguns perfis de pacientes aos quais a gente fica um pouco mais preocupado em fazer esse tratamento e tentar erradicar a bactéria. São pacientes que já tem história na família de doenças e câncer de estômago, pacientes que já têm uma lesão no estômago,que a gente chama de pré-neoplásica, ou seja, são lesões que já mostram pra gente um risco maior de progressão para uma doença mais grave.”

Gastroenterologista Gabriel Nino

Saúde com Ciência

No programa de rádio Saúde com Ciência desta semana, vamos conversar sobre a H. pylori. Falaremos sobre a prevalência da bactéria na população, os modos de transmissão, sintomas manifestados e tratamentos. Além disso, também discutiremos o trato do H. pylori na saúde pública e outros problemas digestivos, como o refluxo.

O Saúde com Ciência é produzido pelo Centro de Comunicação Social da Faculdade de Medicina da UFMG e tem a proposta de informar e tirar dúvidas da população sobre temas da saúde. Ouça na Rádio UFMG Educativa (104,5 FM) de segunda a sexta-feira, às 5h, 8h e 18h. Também é possível ouvir o programa pelas principais plataformas de podcasts.