Você sabe o que é o Avas21?
05 de novembro de 2018
Realidade virtual e aumentada, manequins, peças ósseas e próteses produzidas por uma impressora 3D. Na área da saúde, o século XXI, era da tecnologia, é promissor e traz impactos diretos no aprendizado dos estudantes, que podem contar com mais recursos para aprimorar o ensino. Na Faculdade de Medicina da UFMG, além de bem-vinda, a união entre saúde, ensino e tecnologia é o objetivo do programa e política Ambiente Virtual de Aprendizado em Saúde do Século 21, Avas21.
O programa atua como norteador para a promoção e desenvolvimento de projetos ligados à tecnologia na área médica, como o uso de protótipos. “Ele tem o papel de agregador para atrair professores, alunos e funcionários para facilitar a realização de sonhos que envolva a tecnologia no ensino”, explica a coordenadora do programa e professora do Departamento de Clínica Médica da Faculdade de Medicina, Rosália Torres.
A política da tecnologia aplicada ao ensino amplia as possibilidades de aprendizagem. “O aluno pode ter espaço para criação de programas e aplicativos e uma formação com um pouco de programação faz com que ele tenha mais ferramentas para encarar o mercado de trabalho”, comente o estudante de Medicina, que integra Avas21, Bruno Oliveira.
Além da comunidade acadêmica, a política também pode contribuir para a comunidade. Rosália lembra que “na medida em que a tecnologia é inserida dentro da Faculdade, ela pode, através de projetos de extensão ligados ao Avas21, oferecer uma série de recursos para a comunidade”. Um exemplo é um projeto em curso na Faculdade que confeccionou imagem 3D do barbeiro transmissor da doença de Chagas. A ideia é que sejam construídos protótipos desse barbeiro para que a população consiga identificá-lo.
Seminário Avas21

Foto: Carol Morena
Para apresentar as possibilidades de aplicação da tecnologia dentro da Faculdade de Medicina, o Avas21 irá promover o seminário “Tecnologia aplicada ao ensino de saúde”. A terceira edição do evento será realizada no dia 30 de novembro, das 13h às 18h, no auditório do Centro de Tecnologia em Saúde da Faculdade de Medicina da UFMG (Cetes), localizado no 6° andar da Faculdade de Medicina da UFMG. As inscrições são gratuitas e podem ser feitas no site do evento.