Voluntários vão cuidar da saúde mental dos profissionais que combatem pandemia de Covid-19


26 de março de 2020


Os profissionais de saúde estão no principal grupo de risco na guerra contra a Covid-19. Só na Itália, 23 médicos já morreram e quase cinco mil profissionais foram infectados até 26 de março. Pensando na importância de fortalecer a saúde mental desses profissionais no Brasil, a Faculdade de Medicina da UFMG e colaboradores convocam voluntários em gesto de união e solidariedade, para atendimento em saúde mental.

Qualquer profissional de saúde poderá ser voluntário do projeto “TelePAN Saúde – Medicina UFMG” e atuar no atendimento e consultoria aos que trabalham direto com pacientes com infecção grave por coronavírus. O serviço será ofertado online, gratuitamente, por meio de plataforma de teleconsultas da Faculdade de Medicina. A previsão é que os atendimentos iniciem já no próximo mês.

“Precisamos contribuir para a saúde mental e equilíbrio emocional, para que esses profissionais possam continuar realizando os procedimentos em saúde de uma forma eficaz e atenta, aumentando a segurança e os resultados positivos das intervenções em saúde”, enfatiza o coordenador do projeto e professor do Departamento de Saúde Mental da Faculdade de Medicina da UFMG, Helian Nunes.

Os voluntários serão capacitados para atendimento online de qualquer local que tenha conexão com a internet. Eles receberão email com a solicitação de atendimento e terão até 72 horas para responder através da plataforma de teleconsultas. A ideia é que, além da divulgação dos serviços em mídias digitais, os gestores das equipes de profissionais divulguem a plataforma para suas equipes.