Medicina publica matérias especiais sobre saúde da mulher


05 de março de 2010


O dia internacional da mulher, celebrado no dia 8 de março, comemora o centenário de homologação da data, festejada pela primeira vez em 1910, em Compenhague. Um único dia seria pouco, para prestar devida homenagem. Por esta razão, a Assessoria de Comunicação Social da Faculdade de Medicina preparou uma série de matérias dedicadas à mulher. Esta série irá ao ar no site e no programa de rádio “Saúde com Ciência” da Faculdade.

Ao todo serão cinco matérias especiais sobre a saúde feminina, veiculadas entre os dias 8 e 12 de março. Diariamente, um professor da Faculdade vai discorrer sobre como a mulher pode ter mais qualidade de vida. A série não visa somente às mulheres, os homens também devem ficar atentos às recomendações. Eles vão aprender que cuidados podem tomar para ajudar suas companheiras, mães, filhas e irmãs a terem uma vida mais saudável.

Na segunda-feira, o professor do Departamento de Ginecologia e Obstetrícia (GOB), Victor Hugo Melo, explica as atitudes que as mulheres devem tomar para se proteger de doenças sexualmente transmissíveis, principalmente do HIV. No dia seguinte, o professor do Departamento de Clínica Médica (CLM), Henrique Torres, ensina a identificar a paciente que sofre de anorexia e bulimia. Ele também conta quais as medidas a serem tomadas nestes casos.

A maternidade será o tema da quarta-feira. A professora do GOB, Jacy Görgens, vai esclarecer quais são os cuidados que as futuras mamães devem ter antes de engravidar. Além disso, ela orienta as gestantes que não puderam se preparar para esta nova fase da vida.

O professor Flávio Chaimowicz, do CLM, fala de osteoporose, na quinta-feira. Ele alerta dos perigos da doença, que é a maior causa de fraturas entre as idosas. Na sexta-feira, a última reportagem é sobre os cânceres de mama e de colo de útero. Quem ensina como prevenir a doença, é o professor Washington Cançado de Amorim, do GOB.