Comunicação ouve usuários e cresce

17 de abril de 2008

Mais de 500 notícias publicadas, 417 atendimentos à imprensa realizados, com a participação de 135 professores, 99 boletins divulgados, 114 peças gráficas desenvolvidas, 22 eventos organizados.

Esses são alguns dos números do trabalho realizado pela Assessoria de Comunicação Social (ACS) da Faculdade de Medicina em 2007.

Com base em uma série de entrevistas com professores, funcionários e estudantes, feitas em março e abril do ano passado, a ACS fez um planejamento com quatro metas para seu trabalho e novas estratégias.

O principal objetivo era contribuir para integrar os setores e equipes da Faculdade. “As entrevistas mostraram um grande incômodo das pessoas por trabalharem isoladas, sem saber o que os colegas de outros setores faziam”, conta a responsável pelo planejamento e atual coordenadora, jornalista Cláudia Lemos, transferida da Câmara dos Deputados, em Brasília.

Além de Cláudia, a equipe da ACS (na foto, uma parte do pessoal), que era formada somente pelo jornalista Marcus Vinicius dos Santos e três estagiários, ganhou o reforço de Adriana Nascimento, transferida do IGC (ex-Escola de Enfermagem), que assumiu a área de eventos. E, em novembro, quando passou a ser responsável pelas atualizações no website da Faculdade, passou a contar também uma designer gráfica, Sâmara Mendonça.

Informação
Reforçada, a ACS reformulou o boletim eletrônico Informe Medicina, enviado para os funcionários, professores e estudantes. Criou um boletim externo, para jornalistas, ex-alunos, autoridades e outros públicos, o Medicina.ufmg.br.

A área de notícias do site também foi reformulada. Tudo isso para fazer as informações circularem com mais agilidade e regularidade. Outra experiência considerada bem-sucedida é a divulgação regular de teses e dissertações defendidas na Faculdade, tanto no site como no Boletim da UFMG e na imprensa.

Avaliar
Para 2008, foram mantidos os objetivos estabelecidos no planejamento de 2007, com um ajuste nas estratégias. “Queremos consolidar o trabalho”, diz Cláudia Lemos. “Definidos alguns indicadores de desempenho, vamos reavaliar os produtos que implantamos, para aperfeiçoá-los”, explica.

Ainda segundo Cláudia, uma das metas é ampliar a presença na imprensa. Para isso, será desenvolvido um trabalho junto aos professores, que muitas vezes não têm disponibilidade para atender as solicitações dos jornalistas no tempo que a imprensa necessita para produzir a notícia correta em tempo hábil.

Também estão sendo criadas novas ferramentas, como o programa de rádio Saúde com Ciência (ouça os programas), o catálogo institucional, lançados em março, e um folder institucional, em preparação. A ACS participa ainda da implantação da Intranet da Faculdade, junto com o CIM. E está revisando todo o conteúdo do website, uma tarefa da publicitária Laura Lima. Em parceria com o Cedecom, a implantação de um novo website está sendo preparada.