Hipertensão será tema do Quarta da Saúde


05 de abril de 2013


Fatores genéticos, consumo de sal e de alimentos gordurosos acima do recomendado, além do envelhecimento, são algumas das causas da hipertensão, mais conhecida como “pressão alta”. Cerca de 30% por cento da população mundial com mais de 30 anos é acometida pela doença.

Apesar de  ser um dos principais fatores de risco de morte do mundo, a adesão ao tratamento ainda é baixa. “A maior dificuldade é de que as pessoas sigam as orientações”, ressalta a professora do Departamento de Clínica Médica da Faculdade de Medicina da UFMG, Rosália Morais Torres. Ela apresentará a palestra “Como controlar a hipertensão”, na próxima edição do projeto Quarta da Saúde, dia 17 de abril, às 12h30, na sala 150 da Unidade.

Segundo a professora, a hipertensão é uma doença silenciosa que costuma aparecer somente quando a pressão sanguínea sobe muito. Por isso, os primeiros sinais já podem levar a graves consequências. “A hipertensão aumenta as chances de infarto, acidentes cardiovasculares  e encefálicos e insuficiência renal”, alerta. Segundo Rosália Torres, o risco de sofrer de qualquer destas complicações é maior se a pressão estiver fora do controle. “Acima de 120/80 já pode ser considerada perigosa”, diz.

O controle bem-sucedido da hipertensão passa por mudanças de hábitos e a ingestão de medicamentos. E justamente essas questões serão discutidas durante a palestra. “Será uma oportunidade de falar para um público de variadas faixas etárias. Isso é importante, pois a doença é democrática, atinge todas as idades”, afirma Rosália.

A palestra “Como controlar a hipertensão?” será gratuita, aberta a todos os interessados, sem necessidade de inscrição prévia. Após a apresentação, o público poderá tirar dúvidas com a especialista.

Sobre o Quarta da Saúde

O projeto “Quarta da Saúde” é realizado sempre na terceira semana do mês. A proposta é abordar temas sobre saúde de forma ampla e com linguagem acessível ao público em geral. A iniciativa é do Centro de Extensão (Cenex-MED) e da Assessoria de Comunicação Social (ACS) da Faculdade de Medicina da UFMG.