Programas incentivam prática profissional

23 de abril de 2013

No bairro São Gabriel, região nordeste de Belo Horizonte, estudantes dos cursos de Biomedicina, Medicina, Odontologia e Medicina Veterinária da UFMG trabalham juntos na conscientização dos moradores sobre os riscos da dengue e promovem cursos de capacitação para agentes comunitários. Eles também acompanham a rotina do Centro de Controle de Zoonoses, no bairro São Bernardo, e auxiliam nos processos de castração de animais, adoção, vacinação, diagnóstico da raiva, entre outras atividades ligadas à área.

Estudantes do PET-Saúde em atividade na UPA Venda Nova

Estas e outras ações são supervisionadas por professores da UFMG e por profissionais dos serviços de saúde e exemplificam as atividades promovidas pelo Programa de Educação pelo Trabalho em Saúde (PET-Saúde)/PET-Vigilância em Saúde (PET-VS)/PRÓ-Saúde III. A proposta é promover experiências de trabalho multiprofissional em 12 centros de saúde da rede municipal de Belo Horizonte, além dos hospitais João XXIII, Risoleta Neves, Sophia Feldman e do próprio Hospital das Clínicas da UFMG.

Os programas PRÓ/PET-Saúde/PET-VS são financiados pelos Ministérios da Educação e da Saúde.  Eles buscam integrar os serviços de saúde pública e as instituições de ensino do país. Dessa forma, além de aprimorar o aprendizado dos alunos da área de saúde, os programas contribuem para o sistema público de saúde e a população como um todo.

O PRÓ-Saúde promove parcerias entre serviços de saúde e instituições de ensino superior para que o estudante receba uma formação que acompanhe sua atividade profissional diariamente. As ações do programa incluem a mudança do processo de trabalho na equipe de saúde, a geração do conhecimento e as ativida­des de extensão na interface com a população.

Já o PET-Saúde/PET-VS, subprojeto do PRÓ-Saúde, constitui grupos de aprendizagem tutorial, divididos em áreas de atuação com o objetivo de promover a melhoria da aten­ção à saúde, além da iniciação e formação em serviço nos equipamentos do Sistema Único de Saúde (SUS). Estes grupos tutoriais produzem conhecimento que contém temáticas prioritárias para o SUS, auxiliando os profissionais de saúde e os pacientes das regiões selecionadas pelo programa.