Música como terapia é tema do Quarta da Saúde


09 de setembro de 2013


A música é parte do nosso dia a dia, e acaba nos afetando de diversas maneiras. Mas o que poucas pessoas sabem é que a música pode ser usada para ajudar no processo de recuperação de doenças. Pensando nisso, o projeto Quarta da Saúde convida o musicoterapeuta e professor da Escola de Música da UFMG, Renato Sampaio, para proferir a palestra “A música como terapia”, no dia 18 de setembro, às 12h30, na sala 150 da Faculdade de Medicina da UFMG. A entrada é gratuita e não é necessária inscrição prévia.

ilustração_quarta_da_saude_setembro_2013

Ilustração: Carina Cardoso

A musicoterapia é a utilização da música e de seus elementos por um musicoterapeuta qualificado, com um paciente ou grupo, que objetiva desenvolver e restabelecer funções do indivíduo para que ele possa ter melhor qualidade de vida por meio do tratamento. Segundo o professor Renato Sampaio, é importante divulgar a especialidade. “A musicoterapia pode ser indicada para qualquer pessoa, mas por ser uma prática pouco conhecida da área de saúde, poucas pessoas podem ser beneficiar. Portanto, é importante divulgar o quanto ela pode auxiliar”, diz.

Além de introduzir a musicoterapia, na palestra ele promete esclarecer os benefícios desse tipo de prática terapêutica, explicar como é feita a utilização da música na terapia, e comentar, ainda, como outros profissionais da área de saúde podem fazer o uso da musicoterapia.

Quarta da Saúde

O projeto “Quarta da Saúde” é realizado sempre na terceira quarta-feira do mês. A proposta é abordar temas sobre saúde de forma ampla e com linguagem acessível ao público em geral. A iniciativa é do Centro de Extensão (Cenex-MED) e da Assessoria de Comunicação Social (ACS) da Faculdade de Medicina da UFMG.