Medicina abre portas para Mestrado Profissional

22 de julho de 2009

*Atualizada em 07/08/09 às 15h

Com um mercado de trabalho exigente e dinâmico, profissionais de diversas áreas procuram cada vez mais se qualificar melhor em suas funções. E com esse objetivo, a diretoria da Faculdade de Medicina está desenvolvendo um trabalho para a estruturação do Mestrado Profissional em Saúde.

Essa modalidade de mestrado consiste em oferecer uma ênfase mais mercadológica, profissional, e menos acadêmica em seus cursos. O público alvo é o profissional que procura ampliar seus conhecimentos e habilidades práticas em sua área de atuação.

“É um mestrado não acadêmico, vinculado a atividades profissionais. Tem o objetivo de simplificar e abreviar a formação do mestre”, explica o professor Eduardo Bambirra, do Departamento de Anatomia Patológica e Medicina Legal (APM).

Sua regulamentação como política de estado aconteceu por meio da portaria normativa nº 7 do Ministério Estadual da Educação, de 22 de junho de 2009.

Na medicina, a proposta é inclusive que o Mestrado Profissional possibilite interfaces com outras áreas da saúde, tais como enfermagem, fisioterapia e odontologia.

“Esse é um mestrado que está mais próximo da realidade de vários profissionais da Faculdade de Medicina”, completa Eduardo.

Diferença entre Mestrado acadêmico e profissional
Hoje, no Brasil, a cultura predominante é a do Mestrado Acadêmico, aquele voltado para quem vai atuar como docente em escolas e faculdades ou para os que seguirão o ramo da pesquisa.

Nesse caso, o enfoque do curso é mais teórico, baseado em livros, artigos e dissertações cientificas. Os alunos têm uma tendência maior a se dedicar integralmente aos estudos, deixando a vida profissional em segundo plano.

No mestrado profissional, a história é diferente. Voltado para um público de profissionais em atuação no mercado, os cursos dessa modalidade são práticos, com discussões baseadas na vivência cotidiana dos alunos.

Um dos pilares dessa modalidade de mestrado é proporcionar ao aluno trazer do seu trabalho experiências que contribuam com a sua qualificação. O objetivo é formar profissionais mais completos e complexos para o mercado de trabalho.

Com objetivos distintos, mestrado acadêmico e mestrado profissional conferem, no entanto, titulação de igual peso.

O Mestrado Profissional na Faculdade de Medicina

Os professores que tiverem propostas completas para abertura de Mestrado Profissional devem fazer o seu encaminhamento para o professor Eduardo Bambirra. As propostas devem ser encaminhadas conforme modelo, até o final do mês de agosto.

A diretoria nomeou uma comissão para elaborar, no prazo de 60 dias, a proposta do Mestrado Profissional na Faculdade. Os professores que fazem parte desta comissão são:

Eduardo Alves Bambirra (APM)
Henrique Vitor Leite (GOB)
Carlos Faria Santos Amaral (CLM)
João Gabriel Marques Fonseca (CLM)

Mais informações: Professor Eduardo Bambirra bambirra@medicina.ufmg.br.