Campanha Nacional de Prevenção ao Câncer de Pele


24 de novembro de 2009


No próximo dia 5 de dezembro, de 8 às 16 horas, o Hospital das Clínicas da UFMG participa da XI edição da Campanha Nacional de Prevenção ao Câncer da Pele. O objetivo é orientar a população sobre a doença, suas formas de prevenção e a importância do diagnóstico precoce.

Médicos da SBD, entre eles profissionais do HC/UFMG, vão realizar exames gratuitos e encaminhar os casos suspeitos de câncer da pele para diagnóstico complementar e tratamento.

Em Minas Gerais, a Campanha de Prevenção ao Câncer da Pele é coordenada pela regional mineira da Sociedade Brasileira de Dermatologia (SBD-MG) e tem o apoio da Associação Médica de Minas Gerais. Em todo o Estado, a expectativa é superar os 3.338 atendimentos feitos no ano.

Números

O câncer da pele é o mais comum no Brasil e corresponde a 25% de todos os tumores malignos registrados no País. Segundo estimativas do Instituto Nacional do Câncer (Inca), aproximadamente 115 mil brasileiros foram acometidos pela doença em 2008. Em Minas Gerais, foram 8.890 novos casos. Destes, 1.280 somente em Belo Horizonte.

Os números reúnem os três principais tipos de cânceres da pele: o carcinoma basocelular (o mais freqüente, que corresponde a 70% dos tumores da pele), o carcinoma espinocelular (o segundo tipo mais comum, que representa 25% dos casos) e o melanoma, o menos freqüente, porém, o mais grave, detectado em 4% dos pacientes e responsável pela morte de 80% deles.

Recomendações
Médicos recomendam o uso de bonés ou chapéus de abas largas, roupas e filtros solares e a não exposição ao sol de maneira excessiva, entre os horários de 10h às 16h, período em que a radiação ultravioleta é mais intensa. “O dano provocado pelo abuso da exposição solar é cumulativo. Por isso, os cuidados devem ser tomados desde a infância”, ressalta a dermatologista.

O câncer da pele é mais comum em pessoas acima dos 40 anos e acomete mais mulheres que homens. Os principais fatores de risco são: pele, cabelos ou olhos claros; sardas no rosto e nos ombros; dificuldade para bronzear; pintas múltiplas; história de câncer da pele na família e queimaduras solares prévias.

Serviço
XI Campanha Nacional de Prevenção ao Câncer da Pele
Dia: 05 de dezembro
Horário: 8 às 16h
Local: Anexo de Dermatologia Prof. Oswaldo Costa do HC/UFMG (Alameda Álvaro Celso, 55 – Santa Efigênia (Em frente ao Supermercado Extra)

Mais Informações: 0800-7013187 ou www.sbd.org.br/publico.

Redação: Assessoria de Comunicação do Hospital das Clínicas da UFMG (com informações da Sociedade Brasileira de Dermatologia)