Saiba mais sobre o câncer


24 de novembro de 2009


marca-saude-com-ciencia22Na semana em que se comemora o Dia Nacional de Combate ao Câncer Infantil (23/11) e o Dia Nacional de Combate ao Câncer (27/11), o programa Saúde com Ciência traz de volta a série “Câncer”.

Segundo o Instituto Nacional do Câncer, Inca, 140 mil pessoas morrem todos os anos vítimas da doença. No mundo, os tipos de câncer mais comuns são o de pulmão e de mama. Apenas desses dois tipos, em 2008, só no Brasil, a estimativa de ocorrência de câncer de mama foi de 49.400 casos,  e, de pulmão, 27.270.

Outro que tem crescido em número de casos é o câncer infantil, que representa cerca de 0,5% e 3% de todos os casos de câncer, na maioria das populações e continua representando uma grande preocupação para a sociedade, segundo informações do Inca.

“Câncer”, a série desta semana do Saúde com Ciência, vai mostrar um pouco mais sobre esta que é a segunda causa de morte no país (ficando atrás somente das doenças cardiovasculares): especialistas falam das causas, sintomas, tratamentos disponíveis  e também tiram dúvidas dos ouvintes a respeito.

Com duração aproximada de três minutos, Saúde com Ciência é produzido pelas Assessorias de Comunicação Social da Faculdade de Medicina, da Escola de Enfermagem e do Hospital das Clínicas da UFMG, com apoio da Casu – Caixa de Assistência à Saúde da Universidade e do CNPq.

Na Rádio UFMG Educativa (104,5 FM) ele vai ao ar diariamente em três horários: 5h, 8h e 18h, mas também é veiculado em rádios do interior de Minas Gerais (onde ouvir).

Ouça a série na página do Saúde com Ciência, onde é possível ouvir as edições anteriores e enviar perguntas.

PROGRAMAÇÃO DA SEMANA

Segunda-feira, 23/11
O que é câncer?
Dr. André Márcio Murad, coordenador do Serviço de Oncologia do Hospital das Clínicas e professor da Faculdade de Medicina da UFMG.

Terça-feira, 24/11
Câncer de Mama
Dr. Soraya Zhouri, ginecologista e obstetra, professora da Faculdade de Medicina da UFMG.

Quarta-feira, 25/11
Câncer infantil
Dra. Karla Rodrigues, oncologista pediátrica do Hospital das Clínicas da UFMG

Quinta-feira, 26/11
Câncer de Próstata

Dr. Francisco de Paula Câmara, urologista e professor da Faculdade de Medicina da UFMG.

Sexta-feira, 27/11
Câncer de Pulmão
Dr. Sílvio Paulo Pereira, chefe do Serviço de Cirurgias Torácicas e coordenador do Grupo de Transplantes de Pulmão do Hospital das Clínicas da UFMG.