ConvHIVendo com a Aids


27 de novembro de 2009


marca-saude-com-ciencia22Segundo a Organização Mundial de Saúde, OMS, 1º de dezembro é o Dia Mundial de Combate à AIDS, Síndrome da Imunodeficiência Adquirida, causada pelo vírus HIV.

Produzido por Natália Barbosa, o programa Saúde com Ciência, diário radiofônico educativo do campus Saúde da UFMG que vai ao ar entre 30 de novembro a 4 de dezembro, foi conversar com infectologistas e outros especialistas da área, puxando especialmente pelo viés do comportamento das pessoas que convivem com quem tem Aids.

O objetivo principal é tentar mostrar que quase trinta anos depois do surgimento dos primeiros casos da doença no Brasil, o preconceito contra quem tem a doença não faz sentido algum, e, por outro lado, é um componente muito perigoso nesse assunto.

Saúde com Ciência

Para isso, o programa vai ensinar que o vírus ataca as células do sistema imunológico da pessoa, tornando seu organismo mais vulnerável às infecções. Desde 1981, quando a Aids foi reconhecida como doença, no Brasil já foram diagnosticadas cerca de 630 mil pessoas como portadoras do vírus HIV

Por exemplo, o programa vai ensinar que a doença é infecto-transmissível e não infecto-contagiosa, com ainda se pensa. E ela tem formas específicas de contaminação, dentre elas o sexo sem preservativo, por sangue contaminado, compartilhamento de seringas ou pelo leite materno, quando a mãe é soropositiva.

Também esclarece que todo cidadão tem direito à informação, diagnóstico e tratamento, gratuitamente, por meio do Sistema Ùnico de Saúde, e outros direitos. O Programa Nacional de DST/AIDS do Brasil é referência em todo o mundo.

Estudos apontam que hoje o nível de conhecimento dos brasileiros sobre a doença e suas formas de contaminação é alto. Contudo, apesar disso, ainda há quem tenha dúvidas. Se é o seu caso, anote aí: não se pega Aids com beijo, abraço, talheres, no banheiro, ou por perdigoto.

Você pode conviver com uma pessoa com Aids, seguramente. O preconceito contra o portador do HIV é que pode até matar.

O Saúde com Ciência é produzido pelas unidades do campus Saúde da UFMG, com apoio da Casu e do CNPq com o objetivo de formar hábitos saudáveis e promover a qualidade de vida. Na UFMG Educativa vai ao ar de segunda a sexta, às 5h, 8h, 18h, além de em rede formada por outras 15 rádios conveniadas (Onde Ouvir).

PROGRAMAÇÃO DA SEMANA

Segunda-feira (30/11)
Medo da Aids
Dr. Dirceu Bartolomeu Greco –
Infectologista, professor titular do Departamento de Clínica Médica da Faculdade de Medicina e coordenador do Serviço de Doença Infecciosa da UFMG.

Terça-feira (01/12)
Preconceito e discriminação
Entrevistado: Roberto Chateaubriand Domingues – psicólogo e advogado, membro do Conselho Deliberativo do Grupo de Apoio e Prevenção à Aids do Estado de Minas Gerais (GAPA/MG).

Quarta-feira (02/12)
Sobrevida das pessoas com HIV/Aids
Entrevistados: Dr. Mark Drew Crosland Guimarães, professor e pesquisador do Departamento de Medicina Preventiva da Faculdade de Medicina e coordenador do Grupo de Pesquisa e Epidemiologia e Avaliação em Saúde da UFMG.
Dr. Dirceu Bartolomeu Greco – Infectologista, professor titular do Departamento de Clínica Médica da Faculdade de Medicina e coordenador do Serviço de Doença Infecciosa da UFMG.

Quinta-feira (03/12)
Sexo e maternidade
Entrevistado: Dr. Unaí Tupinambás Infectologista, professor do Departamento de Clínica Médica da Faculdade de Medicina e médico do Hospital das Clínicas da UFMG.

Sexta-feira (04/12)
Direito das pessoas soro positivas
Entrevistados: Dr. Dirceu Bartolomeu Greco – Infectologista, professor titular do Departamento de Clínica Médica da Faculdade de Medicina e coordenador do Serviço de Doença Infecciosa da UFMG.
Roberto Chateaubriand Domingues – psicólogo e advogado, membro do Conselho Deliberativo do Grupo de Apoio e Prevenção à Aids do Estado de Minas Gerais (GAPA/MG).

na UFMG Educativa e outras rádios conveniadas,